Logo UNICAMP

Questão 5 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Industrialização

(Fonte: Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores.)

Em duas décadas, a produção mundial anual de carros de passeio passou de um total de 39.463.000 unidades para 67.149.196, um crescimento de 70%. O gráfico mostra estabilidade de produção em determinados países. Em outros, há mudanças significativas, a maior delas na China: em 1999 era o 14º maior produtor mundial, em 2019 passou a produzir 156% a mais que o segundo colocado, o Japão.

a) Apresente um motivo socioeconômico para a queda da produção nos EUA e um motivo socioeconômico para a expansão da produção chinesa e indiana.

b) Apesar da existência de produções nacionais, a indústria automobilística é bastante transnacionalizada e dominada por grandes empresas montadoras. Explique o que são “empresas transnacionais” e por que as empresas transnacionais automobilísticas são chamadas de “montadoras”.



Resolução

a) A queda da produção de carros de passeio nos EUA, nas últimas duas décadas, está ligada principalmente ao custo mais elevado da mão de obra e ao aumento do custo geral de produção, por isso as montadoras de veículos se transferiram para países emergentes, com destaque para a China e Índia, onde a mão de obra extremamente numerosa é também muito barata, atraindo as empresas de veículos. Este processo levou à decadência da megalópole Chipitts (Chicago a Pittsburgh incluindo Detroit-sede mundial da GM e da Ford) no nordeste dos EUA, região que passou a ser conhecida como “Rust Belt” (Cinturão da Ferrugem) e que levou o ex-presidente Trump a inaugurar uma guerra comercial com a China.

b) Empresas transnacionais são empresas com sede (matriz) geralmente em países ricos e filiais espalhadas pelo mundo. Esta expansão se acelerou após a II Guerra Mundial, principalmente a partir da década de 70, com a consolidação da Terceira Revolução Industrial e consequente desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação, processo que facilitou a expansão destas empresas. O setor é dominado por grandes conglomerados empresariais como a Toyota e a Volkswagen. As empresas transnacionais automobilísticas são chamadas de montadoras, porque realmente montam os carros em suas linhas de produção, com peças de várias empresas terceirizadas, que fornecem diferentes partes do carro. A ideia principal é a efetivação de uma verdadeira e complexa cadeia de suprimentos, entre as transnacionais e os fornecedores de peças para o enfrentamento da intensa competitividade no setor.