Logo UNICAMP

Questão 5 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Espelhos planos Campo elétrico uniforme 2ª Lei de Newton

Espelhos inteligentes simulam espelhos convencionais e visam a ampliar sua função de produção de imagens dos objetos. Acoplados a computadores, esses equipamentos apresentam telas com muitas funcionalidades, tais como um modo de realidade ampliada, em que o usuário consegue alterar o tamanho, a orientação e a iluminação da sua própria imagem.

a) Considere uma pessoa a uma distância dp=50 cm de um espelho plano convencional que segura um pequeno objeto no nível dos seus olhos a uma distância do=10 cm do espelho. Faça um desenho esquemático que mostre a posição dos olhos da pessoa, do espelho, do objeto e da sua imagem, e determine a distância entre os olhos da pessoa e a posição da imagem do objeto produzida pelo espelho.

b) Nas antigas telas de tubos de raios catódicos, as imagens são formadas por elétrons acelerados e defletidos que atingem uma tela composta por um material que emite luz. Uma partícula de carga q, na presença de um campo elétrico uniforme E0 de módulo constante, adquire uma aceleração a0 de módulo constante na mesma direção de E0 , cujo sentido depende do sinal de q. Calcule o módulo de a0 adquirido por uma partícula com carga q=3,2×10-19 C e massa m=2,0×10-26 kg quando E0=4000 N/C.



Resolução

a) A figura abaixo ilustra a situação descrita, bem como a imagem conjugada pelo espelho plano do objeto em questão.

Em preto temos as dimensões dadas. Em azul a dimensão que podemos concluir, uma vez que a imagem e objeto são equidistantes do espelho plano. Em vermelho a distância pedida entre o observador e a imagem conjugada do objeto. Pela figura nota-se que

d=50+10=60 cm

b) Como a partícula está submetida a um campo elétrico uniforme, desprezando-se a ação gravitacional, podemos dizer que a força resultante que atua sobre ela é dada, em módulo, por

F=q·E

além disso, da segunda lei de Newton temos

m·a0=q·E

a0=q·Em

a0=3,2·10-19·40002·10-26

a0=6,4·1010 m/s2

Note que a0g, e desse modo, de fato, podemos desprezar os efeitos gravitacionais.