Logo UNICAMP

Questão 3 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 3

Química Ambiental

Pesquisadores da Universidade de Nevada estudaram a utilização de pó de café e farinha de penas de galinha, fontes baratas de matéria prima, abundantes e ambientalmente amigáveis, na produção de biodiesel. Num dos estudos, os cientistas coletaram o pó de café e separaram o óleo nele contido. No processo de extração do óleo, o pó passou por um processo de secagem por 12 horas. Em seguida, foi aquecido por 1 hora com um solvente orgânico em ebulição e então filtrado para remover o sólido. O solvente foi separado do óleo por destilação. Em seguida, os cientistas usaram um processo barato de transesterificação para converter 100% do óleo em biodiesel.

(Adaptado de A. King, Journal of Chemical Education 87, 2010, p. 243-244.)

a) Considerando o estudo e os dados que constam nos gráficos acima, qual seria o material disponível em maior quantidade no mundo para a produção de biodiesel: pó de café ou farinha de penas? Justifique.

b) Considerando o texto apresentado, aponte e comente, nos espaços indicados, um aspecto positivo e um aspecto negativo da proposta dos autores da pesquisa.



Resolução

a) Para a produção do biodiesel pelo método descrito, utiliza-se o óleo extraído das fontes naturais farinha de penas e pó de café. Assim, pelos gráficos observa-se que, embora a porcentagem de óleo na farinha de pena seja menor que no café, a produção mundial de biodiesel proveniente de farinha é superior o que implica haver maior disponibilidade mundial de farinha de penas para a produção de biodiesel.

b) Como aspectos positivos, pode-se elencar:

  • abundância e baixo custo das fontes de matéria-prima utilizadas;    
  • as fontes não são agressivas ao meio-ambiente;    
  • o processo de conversão (transesterificação) é barato;    
  • alto rendimento no processo de conversão de óleo em biodiesel (100%).

Como aspectos negativos, tem-se:

  • o processo utiliza sovente orgânico, o que deve ser evitado segundo princípios da química verde, por serem em geral tóxicos; 
  • o uso de solventes orgânicos em altas temperaturas pode contribuir para a contaminação atmosférica, pois tais compostos, classificados como compostos orgânicos voláteis, são responsáveis por contribuir em problemas ambientais como smog fotoquímico entre outros.