Logo UNICAMP

Questão 5 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Gráfico de Cinética Química

A Farmacocinética estuda a absorção de um fármaco, sua distribuição nos líquidos corporais e tecidos, sua metabolização e eliminação. Saber o que acontece com um fármaco no interior de um organismo vivo é crucial para garantir sua biodisponibilidade e, consequentemente, sua eficácia e segurança, considerando possíveis efeitos tóxicos. Para que um fármaco seja eficaz, ou seja, exerça a ação desejada, sua concentração no sangue deve estar dentro da “janela terapêutica". Assim, conhecendo-se o perfil de absorção e de metabolização de um fármaco, essa faixa de concentração pode ser assegurada levando-se em consideração a concentração da dose aplicada, bem como a frequência de administração do fármaco, indicada pelas setas na figura abaixo. A figura apresenta as curvas de concentração-tempo de certo fármaco no sangue.

a) Considerando o enunciado, complete a tabela no espaço de resposta, associando as curvas do gráfico com os tipos de metabolismos: normal, lento e acelerado. Justifique.

b) Considerando o perfil apresentado pelo fármaco, como os parâmetros poderiam ser alterados para garantir segurança e eficácia na administração do fármaco em duas situações: (S1) indivíduo com metabolismo lento e (S2) indivíduo com metabolismo acelerado. Explique.



Resolução

a) 

A Curva 1 indica que, a cada dose do fármaco administrada, tem-se um pico de concentração de valor muito baixo em relação aos picos para os indíviduos das curvas 2 e 3, o que sugere um indivíduo de metabolismo acelerado, uma vez que o fármaco não se acumula no sangue em grandes concentrações, ou seja, ao ser administrado logo é metabolizado. Além disso, nota-se que, na curva 1 há, entre uma dose e outra, intervalos de tempo nos quais a concentração da droga é zero. Isso evidencia que a metabolização do organismo é suficientemente rápida para eliminar a substância da corrente sanguínea antes mesmo da administração da dose subsequente.     
Avaliando a Curva 3, nota-se que o fármaco, ao longo do tempo atinge doses muito elevadas no sangue. Isso sugere que o metabolismo do indivíduo correspondente é lento já que o intervalo de tempo entre as doses administradas não é suficiente para que o organismo metabolize a quantidade adequada da substância, de modo que, ao longo do tempo, haja um acúmulo do fármaco no sangue.    
Dessa forma, a Curva 2 descreve uma situação intermediária na qual a concentração de fármaco oscila dentro da região denominada janela terapêutica, o que sugere estar associada à um metabolismo normal.

b) 
S1 - Lento: 
A concentração do fármaco poderia ser mantida, visto que, na primeira dose, nota-se que o pico de concentração se dá na janela terapêutica (muito próximo ao valor obtido para um metabolismo normal), mostrando que a concentração é adequada. Assim, o problema para o metabolismo lento se dá no acúmulo decorrente da administração da dose subsequente antes da metabolização adequada, de modo que, deve-se diminuir a frequência de administração do fármaco garantindo assim sua segurança e eficácia.

S2 - Acelerado: Observa-se que, para o metabolismo acelerado (curva 1), o pico de concentração da substância no sangue a cada dose está sempre abaixo da janela terapêutica, de modo que, deve-se aumentar a concentração do fármaco e, como há intervalos de tempo nos quais o organismo não apresenta concentração do medicamento no sangue, seria adequado aumentar a frequência de administração, visando evitar períodos de ausência do fármaco no sangue durante o tratamento.