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Questão 6 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

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Questão 6

Quantidades em Química

Um dos grandes desafios para a consolidação de uso do hidrogênio como combustível é seu armazenamento seguro e em grande quantidade. O hidrogênio pode ser armazenado puro, como gás ou líquido. Atualmente, parece mais adequado armazenar o hidrogênio na forma de hidretos metálicos ou adsorvido em materiais porosos nanoestruturados. Para que o armazenamento seja considerado eficiente, o material deve apresentar capacidade de armazenamento máxima em pressão constante e boa reversibilidade; ou seja, o armazenamento (adsorção) e a liberação (dessorção) devem ocorrer em condições similares. Essas características do armazenamento podem ser observadas em um gráfico denominado “isoterma de adsorção”, que é uma curva de composição de hidrogênio no material (C, kg de H2/kg de material) em função da pressão.

a) A figura mostra a isoterma de três materiais que poderiam ser empregados para armazenar H2. Qual curva (A, B ou C) representa o melhor material para se armazenar o hidrogênio? Justifique sua escolha.

b) Um carro com motor a combustão interna consome 24 kg de gasolina d=700 kg· m-3 ou 8 kg de hidrogênio para percorrer uma distância de 400 km, adsorvido em um material intermetálico do tipo Mg2Ni. Considerando que a massa e o volume de um carro médio são aproximadamente de 6 m3 e 1.000 kg, respectivamente, uma possível desvantagem desta tecnologia alternativa estaria relacionada à massa ou ao volume relativamente ocupado pelo Mg2Ni? Justifique.

Dados do Mg2Nicapacidade de armazenamento de H2=3,6 kg de H2 por 100 kg de Mg2Ni; densidade =3 400 kg·m-3.



Resolução

a) De acordo com o gráfico, podemos descartar o material A visto que este adsorve menor quantidade de gás hidrogênio por quilograma de material (cerca de 0,6 kg H2/kg material) a pressão constante. Os materiais B e C apresentam capacidade de armazenamento de H2, a pressão constante, semelhantes, por volta de 0,9 kg H2/kg material, porém, a isoterma de B apresenta melhor reversibilidade visto que as condições de pressão durante a adsorção (armazenamento) e dessorção (liberação) são similares (curvas mais próximas uma da outra no gráfico).

Portanto, a curva B representa o melhor material para se armazenar o hidrogênio.

b) Considerando 8 kg de gás hidrogênio a massa de material intermetálico adosorvente (madsorvente), Mg2Ni, necessário para armazenar esta quantidade será:

3,6 kg H2       100 kg Mg2Ni8 kg H2           madsorvente

madsorvente=8·1003,6kg de Mg2Ni=222,2 kg de Mg2Ni

Através da densidade do material intermetálico adsorvente, podemos calcular o volume ocupado:

d=mV V =md = 222,2 kg3400 kg·m-3

V= 0,0654 m3 = 65,4 L (de material)

O volume ocupado pelo material intermetálico equivale a, aproximadamente, 1,09% do volume do carro, enquanto, a massa desse material equivale a 22,2% da massa do carro.

Para base de comparação, se considerarmos os 24 kg de gasolina equivalentes, o volume ocupado por este combustível na forma líquida será de:

d=mV V =md = 24 kg700 kg·m-3

Vgasolina= 0,0343 m3  (34,3 L)

Sendo assim, a gasolina ocupa cerca de 0,57% do volume do carro e possui massa equivalente a 2,4 % da massa do carro. Perceba que o material intermetálico Mg2Ni ocupa aproximadamente o dobro do volume, porém, possui massa quase 10 vezes maior em comparação à gasolina.

Portanto, uma possível desvantagem dessa tecnologia estaria relacionada com a grande massa do Mg2Ni necessária para armazenar o combustível.

 

 

Nota: O texto do item (b) da questão afirma "Considerando que a massa e o volume de um carro médio são aproximadamente de 6 m3 e 1.000 kg, respectivamente", o que não tem sentido físico, uma vez que kg é unidade de massa e m3 é unidade de volume. Sendo assim, para viabilizar a resolução da questão, consideramos que o que se queria afirmar era "Considerando que o volumea massa de um carro médio são aproximadamente de 6 m3 e 1.000 kg, respectivamente". Tal equívoco pode ter confundido alguns candidatos, prejudicando a avaliação que se pretendia.