Logo UNICAMP

Questão 1 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 1

Vírus Tipos de imunização

Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia da Covid-19, uma doença causada pela infecção pelo novo corona vírus (SARS-CoV-2). No mundo, até 22/01/2021, mais de97milhões de casos foram confirmados em 192países e regiões, contabilizando mais de 2 milhões de mortes.

(Fonte:WHO director-general’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 -11 mar 2020; COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineeringat Johns Hopkins University. Acessado em 22/01/2021.)

 

(Adaptadode C. D. Funk, C. Laferrière e A. Ardakani. Frontiers in Pharmacology, Lausanne, v. 11, 937, jun. 2020.)

a) Defina pandemia. O vírus SARS-CoV-2 usa a proteína Spike, presente em sua superfície, para se ligar ao receptorECA2 na superfície das células humanas. Com base na figura ao lado, descreva as etapas 3 e 4indicadas no ciclo de replicação do SARS-CoV-2.

b) Vários laboratórios estão envolvidos no desenvolvimento de vacinas para a Covid-19, com a utilização de diferentes estratégias. Explique como ocorre a imunização ativa pela vacinação no indivíduo.



Resolução

a) Pandemia consiste em uma condição na qual uma doença infecciosa de ampla disseminação que afeta um grande número de pessoas em diversos países e continentes. Difere da endemia, doença que está restrita a determinadas regiões geográficas, como ocorre, por exemplo, com a esquistossomose, comum em algumas regiões de norte e nordestes com lagoas de coceira. Por fim, a epidemia consiste uma doença infecciosa que atinge muitas pessoas em diversas regiões, porém, não em escala global, como ocorre na pandemia. Um bom exemplo de epidemia é o caso da dengue que atinge diversos estados durante os verões chuvosos.

A análise atenciosa da imagem guia o candidato na resolução da segunda parte desta questão.

O fio azul enrolado representa a molécula de RNA, que consiste no genoma do SARS-Cov-2. A forma rosada e irregular no centro do vírus, assim como as moléculas ao redor do envelope viral, representam proteínas virais. Proteínas são polímeros de aminoácidos formadas a partir da tradução de uma molécula de RNAm. No caso do SARS-Cov-2, o RNA viral irá comandar a tradução de proteínas virais, fenômeno que será realizado por ribossomos da célula hospedeira, já que os vírus são acelulares e não possuem ribossomos próprios. Dessa forma, a análise da imagem numerada revela que o número 3 indica a liberação do RNA a partir da vesícula, fenômeno também chamado de desnudamento. E o número 4 indica a produção de proteínas a partir da leitura da molécula de RNA viral recém-sintetizada, fenômeno chamado de tradução ou síntese proteica.

b) A vacina consiste em uma medida de imunização ativa artificial que gera uma resposta imune no indivíduo receptor para que este desenvolva memória imunológica capaz de combater o patógeno em uma situação futura. Portanto, a vacina é uma eficiente medida profilática contra diversas doenças, incluindo a Covid-19. Atualmente, são diversas as tecnologias que envolvem a produção de vacinas, entretanto, as vacinas convencionais são aquelas que introduzem o antígeno morto ou atenuado no indivíduo que será imunizado. Como resposta do contato com o antígeno, o sistema imune do indivíduo será sensibilizado e uma resposta imune primária será articulada e irá gerar células de memória, fundamentais na prevenção de sintomas e agravamento da doença em situações futuras. Aproveitamos para lembrar que o soro terapêutico, diferente da vacina, introduz anticorpos prontos que combatem o antígeno, sem articular o sistema imune do indivíduo, e portanto, promove imunização passiva artificial.