Logo UNICAMP

Questão 5 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 5

Anfíbios "Répteis" Predação Citoesqueleto

A capacidade de mudança de cor existe em algumas espécies de peixes, anfíbios e répteis. As mudanças envolvem a mobilização de grânulos de pigmentos em células especializadas, originadas da crista neural, chamadas cromatóforos. A depender da coloração e do mecanismo de atuação, os cromatóforos recebem diferentes denominações.

(Adaptado de L. Sheets e outros. Current Biology,Amsterdam, v. 17, n. 20, p. 1721-34, out. 2007.)

 

a) Qual é o folheto embrionário de origem dos cromatóforos? A mobilização dos pigmentos é realizada por proteínas motoras associadas a componentes do citoplasma celular. Qual componente celular permite os padrões de agregação e de dispersão apresentados nos cromatóforos da figura ao lado?

b) Os xantóforos, cromatóforos preenchidos por pigmentos amarelos, são encontrados em animais não venenosos como a falsa cobra coral. Já os iridóforos, cromatóforos reflexivos, são encontrados no camaleão. Explique um comportamento ou hábito associado à cor em cada um desses dois animais. Cite uma característica associada à reprodução desses vertebrados que os diferencia dos anfíbios.



Resolução

a) A leitura do enunciado revela que os cromatóforos são originados da crista neural, uma estrutura derivada do folheto embrionário ectoderme durante o estágio de neurulação da organogênese. A mobilização e movimentação dos pigmentos ocorre por proteínas motoras do citoplasma que compõe o citoesqueleto, uma rede de fibras proteicas que atuam na movimentação, formato e resistência celular. O citoesqueleto é formado por três tipos de componentes proteicos: microtúbulos, microfilamentos de actina e filamentos intermediários. Os microtúbulos são longos cilindros de tubulina que interagem com proteínas motoras responsáveis por carregar moléculas, como os pigmentos, pelo citoplasma celular.

b) Os xantóforos encontrados na falsa coral permitem que o animal use a estratégia do aposematismo ou coloração de advertência, condição na qual a coloração chamativa é capaz de afastar possíveis predadores que se sentem intimidados com a coloração. Além disso, ao imitar o padrão de coloração da coral verdadeira, a falsa coral se beneficia desta semelhança já que outros animais, ao reconhecerem o padrão mimético de coloração, identificam o potencial venenoso da serpente e se afastam da mesma, aumentando a chance de sobrevivência do réptil. Esta condição na qual a falsa coral (não venenosa) se assemelha a uma coral verdadeira (e venenosa) é denominada mimetismo. Os iridóforos encontrados no camaleão permitem que este animal adquira coloração similar ao ambiente que está ao seu redor, o que diminui a chance de o camaleão ser percebido por outro animais, aumentando as suas chances de sobrevivência.

Serpentes são vertebrados do grupo dos répteis, grupo que conquistou o ambiente terrestre e apresentam fecundação independente da água, uma vez que os gametas feminino e masculino se encontram dentro do corpo da fêmea. Após fecundação interna, os répteis originam embriões que se desenvolvem dentro de ovos amnióticos, sem a ocorrência de fase larval. Diferente dos répteis, os anfíbios possuem forte vínculo com meio aquático e dependem de água para fecundação, uma vez que o gameta masculino tem que se deslocar em meio líquido até o gameta feminino. Após fecundação externa, os embriões de anfíbios desenvolvem no interior de ovos sem casca, de onde eclodem formas larvais.