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Questão 2 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação

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Questão 2

Padre Antônio Vieira

Peroração, do latim perorātio, peroratiōnis, de perorāre, significa concluir, arrematar, acabar. Corresponde à parte final do sermão, caracterizada geralmente pela recapitulação, pela amplificação de uma ideia e pela comoção do auditório. Sua finalidade última é comover e mover os ouvintes, isto é, emocionar e mover o ânimo do público para a ação.

(Adaptado de Flávio Antônio Fernandes Reis, “Peroração”. Disponível em www.edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/peroracao.Acessadoem 06/10/2020.)

 

“Mortos, mortos, desenganai estes vivos! Dizei-nos que pensamentos e que sentimentos foram os vossos, quando entrastes e saístes pelas portas da morte. (...)Entre essas duas portas se acha subitamente o homem no momento da morte, sem poder tornar atrás, nem parar, nem fugir, nem dilatar, senão entrar para onde não sabe, e para sempre. Oh que transe tão apertado! Oh que passo tão estreito! Oh que momento tão terrível!”

(Antonio Vieira, “Sermão de 1672”. Sermões de Quarta-feira de Cinza. A arte de morrer: São Paulo: Nova Alexandria,1994,p.65.)

 

a) Identifique e explique as duas estratégias retóricas utilizadas por Vieira ao encaminhar-se para a conclusão do Sermão de 1672.

b) Com que sentimentos o pregador busca sensibilizar os ouvintes? Que ação procura estimular nos cristãos?



Resolução

a) De acordo com o excerto crítico, na peroração, o pregador se empenhará em recapitular os argumentos do sermão, amplificar uma ideia, realçando-a diante do auditório e, por fim, comover os ouvintes para levá-los à ação. Para alcançar esses objetivos na conclusão do Sermão de 1672, Vieira emprega uma série de estratégias retóricas, dentre as quais é possível citar:

A teatralização presente no discurso aos mortos: Vieira dirige a palavra aos mortos, conclamando-os a dizer quais foram os seus pensamentos e sentimentos quando atravessaram as portas da morte. Dessa forma, pregando aos ausentes, o pregador atinge indiretamente o seu auditório, incitando sua curiosidade e mantendo vivo o seu interesse para que o efeito do sermão pudesse ser mais eficaz.

Ênfase no momento terrível de entrada na eternidade: ao dirigir-se aos mortos, Vieira lhes pede que relembrem o momento terrível em que, ao cruzar as portas da morte, entraram para a eternidade. Nesse ponto, ele ressalta o horror de tão terrível momento em que já não há espaço para arrependimentos e nem há a possibilidade de voltar atrás.

Recurso à imaginação: estabelecendo uma relação com a estratégia anterior, Vieira faz com que os ouvintes se transportem, pela imaginação, ao momento de seu julgamento, quando estarão prestes a saber se passarão a eternidade no céu ou no inferno. Seu objetivo é fazer com que eles vivam o horror desse momento para, assim, reverem e mudarem seu modo de vida.

Recursos linguísticos: o pregador lança mão de uma série de recursos linguísticos que visam comover o público, tais como a repetição da interjeição – “oh!” – que evidencia seu assombro e o “páthos” (fortes emoções) frente à perspectiva da morte e do julgamento. Contribuem para a criação desse efeito o emprego dos pontos de exclamação e as anáforas – “Oh que transe tão apertado! Oh que passo tão estreito! Oh que momento tão terrível!”, que reiteram a gravidade desse momento.

b) A partir das estratégias retóricas mobilizadas na peroração, Vieira pretende comover o auditório, despertando o “páthos”, isto é, argumentos de ordem emotiva, que falam mais aos sentimentos que à razão. Dessa forma, ao teatralizar o momento chave da vida cristã – a passagem para a vida eterna – ele desperta sentimentos de pânico e terror nos ouvintes, mostrando-lhes a possibilidade da condenação eterna. Seu objetivo é fazer com que os fiéis sintam o arrependimento que, porventura, poderão vir a sentir caso, no momento da morte, não tenham levado uma vida conforme os preceitos cristãos. Ao fazer isso, o pregador pretende mover o público à conversão que implicaria na renúncia dos prazeres terrenos e na adoção da vida espiritual, de acordo com os preceitos da Igreja.