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Questão 5 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação

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Questão 5

charges e tirinhas Intertextualidade e Interdiscursividade

Texto 1

O dilema das redes (2020) aborda um dilema comum em documentários desse tipo. É, sem dúvida, importante a denúncia vinda dos empresários desse setor que lucraram muito com a criação de empresas digitais que monopolizam as redes: a revelação de seu funcionamento, de seus preocupantes efeitos sobre as pessoas e de sua perniciosa influência em processos políticos – uma espécie de crise de consciência. Contudo, eles parecem não entender exatamente que são eles os protagonistas. Empenhados em desenvolver uma “ferramenta” capaz de integrar as pessoas, viram-se enredados nessa rede cuja finalidade era prender a atenção e servir de plataforma de marketing. Ora, é evidente que são empresas que querem lucros, portanto, não são exatamente “ferramentas”. O documentário afasta a resposta simples de que o produto que vendem são os dados capturados por essas plataformas. Elas funcionam mapeando comportamentos e padrões de modo a dirigir a oferta do produto com um alto grau de certeza de consumo. E é aqui que a discussão fica interessante: qual é, afinal, o produto? A resposta do documentário é simples: nós.

Texto 2

[Sabe...Eu acho que o dilema não é a rede... mas o pescador!!!]

(Adaptado de Mauro Iasi, O dilema do dilema das redes: a internet é o ópio do povo. Blog da Boitempo. Disponível em https://blogdaboitempo. com.br/o-dilema-do-dilema-das-redes-a-internet-e-o-opio-do-povo/.Acessado em 10/10/2020.)

 

a) Considerando o primeiro parágrafo do texto 1, indique dois substantivos a que a expressão “viram-se enredados” se refere.

b) Considere a charge (Texto 2) e, com base na finalidade das “ferramentas” (discutidas no primeiro e no segundo parágrafos do Texto 1), explique por que o dilema não é da rede.



Resolução

a) Dois substantivos a que a expressão "viram-se enredados" se refere são empresários e protagonistas. Segundo o  texto, especificamente no segundo período do primeiro parágrafo, os empresários do setor digital denunciam, no documentário O dilema das redes, o funcionamento de empresas digitais, os efeitos preocupantes dessas empresas nas pessoas e a influência em processos políticos, denúncia que o texto descreve como "uma espécie de crise de consciência" dos empresários desse setor. No terceiro período, introduzido pela conjunção coordenativa adversativa contudo, o texto aventa a hipótese de esses empresários do setor digital, na verdade, não entenderem que eles mesmos são os protagonistas da situação que os próprios denunciam, ao, conforme o quarto período, empenharem-se no desenvolvimento de uma "ferramenta" capaz de integrar as pessoas ("ferramenta" que, no segundo parágrafo do texto, não serão vistas propriamente como "ferramentas", uma vez que tais empresas têm como objetivo a geração de lucros) e verem-se enredados nessa rede. Portanto, são os empresários do setor digital os protagonistas da situação descrita e aqueles que viram-se enredados pela rede que denunciam.

b) Segundo o texto 1, as "ferramentas" não são exatamente "ferramentas" porque as empresas querem lucros. Parafraseando o texto, se, por um lado, os empresários do setor empenharam-se no desenvolvimnto dessas ferramentas para integrar as pessoas, por outro, a finalidade das redes é prender a atenção das pessoas e servir de plataforma de marketing. O documentário em análise esclarece que, na verdade, o produto que tais plataformas vendem não são os dados capturados por elas, e sim os próprios usuários, uma vez as plataformas funcionam mapeando os comportamentos dos usuários para oferecer produtos direcionados a seus interesses, aumentando a certeza do consumo. Dessa forma, o dilema não seria a rede em si - e, nesse contexto, a charge dialoga com o texto 1, explorando a polissemia da palavra rede (rede digital e rede do pescador) - , mas o pescador - nesse contexto, há deslizamento de sentido do termo pescador (aquele que joga a rede de pesca e que, portanto, é o responsável por pegar os peixes; e aquele que, no contexto das redes digitais, direciona todo o trabalho de mapeamento do comportamento dos usuários com o objetivo de direcionar o oferecimento de produtos para gerar alto grau de certeza de consumo). Ou seja, o dilema se coloca na postura dos "pescadores" das plataformas digitais, aqueles que, na verdade, segundo o texto, vendem os usuários como produtos: os empresários do setor digital.