Logo UNICAMP

Questão 6 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 6

Pressupostos e Subentendidos Vocativo

Texto 1

Audino Vilão é o pseudônimo de Marcelo Marques. O universitário paulista de 18 anos cursa Licenciatura em História e produz vídeos em que traduz conceitos filosóficos complexos em linguagem coloquial, com gírias típicas das periferias do Estado de São Paulo. Audino se apresenta como um vilão que sequestra o conhecimento da elite acadêmica e distribui pra todo mundo, igualmente, da melhor forma possível. Ele entende que é preciso valorizar a cultura do aluno, o dialeto dele, seu conhecimento de vida.

(Adaptado de Bárbara Martins,“Audino Vilão: universitário traz conceitos filosóficos para linguagem da periferia.Disponível em https://www.hypeness.com.br/2020. Acessado em 09/11/2020.)

 

Texto 2

“E aí, molecadinha que nos assiste? Primeiramente um abraço, um cheiro, um amasso, diretamente daqui da 019, Audino Vilão na voz, trazendo pra vocês uma explicação: que que é democracia? Pra começar, vamo vê na história. A democracia surgiu na Grécia, na cidade de Atenas, em 504 a.C., em resposta aos governos autoritários. Cê é louco, o bagulho, mó tempo, né? Os cara mandava em tudo, metia o louco. Aí os caras saíram do poder, o povo se uniu e pensou: Parça, e se nós fizesse esse bagulho agora, e se nós mandasse nesse bagulho aí? Aí a rapaziada lá, suave, se reuniu nas praça, nos congresso, os cara discutia qual que vai ser a plantação, qual que vai ser o festival da cidade. Só que, naquela época, pra você participar da democracia você precisava ser homem, maior de 21 anos, precisava possuir terras e... o mais importante: você precisava ser cidadão ateniense. Você não poderia ser nem mulher, nem escravo. Então era um bagulho meio elitista, tá ligado? Era um bagulho meio exclusivo.

Mas qual que é essas ideia de democracia? Democracia é uma forma de governo onde todo mundo pode participar. Dá pra todo mundo tentar fazer o seu corre, e tentar progredir no nosso país, no nosso município, na nossa quebrada. Porque a democracia parte de um princípio de respeito à liberdade individual. Mas não fica só nisso não. A democracia também acontece quando você vai lá e cobra o político: e aí, mano, cadê as escola? O certo é o certo, o errado é cobrado, e a democracia é dessa fita, entendeu?”

(Adaptado de Audino Vilão. Disponível em https://www.instagram.com/p/C E7wnZypyEi/. Acessado em 09/11/2020.)

 

a) Cite duas características da democracia grega que, segundo Audino Vilão, a diferenciam do conceito atual de democracia.

b) A quem se dirigem os vocativos “Parça” (no primeiro parágrafo), e “mano” (no segundo parágrafo)?



Resolução

a) Segundo Audino Vilão, "Aí a rapaziada lá, suave, se reuniu nas praça, nos congresso, os cara discutia qual que vai ser a plantação, qual que vai ser o festival da cidade. Só que, naquela época, pra você participar da democracia você precisava ser homem, maior de 21 anos, precisava possuir terras e... o mais importante: você precisava ser cidadão ateniense. Você não poderia ser nem mulher, nem escravo. Então era um bagulho meio elitista, tá ligado? Era um bagulho meio exclusivo." Esse trecho esclarece que, na democracia grega, os cidadãos participavam diretamente das discussões sobre as tomadas de decisão, ao passo que, hoje, elegemos representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo para nos representar. Ainda segundo o texto, era necessário ser homem, ter mais de 21 anos, possuir terras e não ser escravo. O conceito atual de democracia não diferencia gênero, sendo a participação em eleições por meio do voto direto um direito (no Brasil, esse direito é garantido a partir dos 16 anos) da democracia atual. A posse de terras não é condição para participação democrática e a escravidão foi abolida no Brasil, não sendo, portanto, uma condição impeditiva para acesso à democracia. Cabe observar que o candidato deveria escolher apenas duas características da democracia grega que a diferenciam do conceito atual de democracia.

b) O vocativo "Parça" - Aí os caras saíram do poder, o povo se uniu e pensou: Parça, e se nós fizesse esse bagulho agora, e se nós mandasse nesse bagulho aí? - refere-se aos cidadãos atenienses, pois Audino Vilão simula, nesse trecho, um diálogo entre os habitantes de Atenas quando do surgimento da democracia grega. Já o vocativo "mano" - A democracia também acontece quando você vai lá e cobra o político: e aí, mano, cadê as escola? - refere-se aos políticos da atualidade, pois Audino Vilão simula, nesse trecho, um diálogo entre a população e os governantes, cobrando deles ações concretas.