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Questão 8 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação

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Questão 8

Estrutura Vocabular - Processos de formação de palavras textos literários homonímia e paronímia

Leia abaixo alguns excertos do poema Menimelímetros, de Luz Ribeiro, poeta do Slam das Minas de São Paulo. Esse poema foi apresentado performaticamente em alguns slams de que ela participou no Brasil.

 

os menino passam liso

pelos becos e vielas

os menino passam liso

pelos becos e vielas

os menino passam liso

pelos becos e vielas

 

você que fala em becos e vielas

sabe quantos centímetros cabem em um menino?

sabe de quantos metros ele despenca

quando uma bala perdida o encontra?

Sabe quantos nãos ele já perdeu a conta? (...)

 

esses menino tudo sem educação

que dão bom dia, abrem até o portão

tão tudo fora das grades escolares

nunca tiveram reforço de ninguém

mas reforçam a força e a tática

do tráfico, mais um refém (...)

 

que esses meninos sem nem carinho

não tem carrinho no barbante

 

pensa que bonito se fosse peixinho fora d’água

a desbicar no céu

mas é réu na favela

lhe fizeram pensar voos altos

voa, voa, voa...aviãozinho

 

e os menino corre, corre, corre

faz seus corres, corres, corres (...)

 

“ceis” já pararam pra ouvir alguma vez os sonhos

dos meninos?

é tudo coisa de centímetros:

um pirulito, um picolé

um pai, uma mãe

um chinelo que lhe caiba nos pés

 

um aviso: quanto mais retinto o menino

mais fácil de ser extinto

seus centímetros não suportam 9 milímetros

porque esses meninos

esses meninos sentem metros

 

a) O título Menimelímetros é um neologismo que funde ao menos duas palavras. Quais são essas palavras? Transcreva os versos que sintetizam o título do poema.

b) Na terceira estrofe, há um jogo de palavras. Identifique esse jogo de palavras e explique a relação de causa e consequência estabelecida por ele.



Resolução

a) O neologismo “Menimelímetros”, título do poema, decorre da fusão das palavras “menino” e “milímetro”. Os versos que sintetizam os significados evocados por esse neologismo são “sabe quantos centímetros cabem em um menino?” e “seus centímetros não suportam 9 milímetros”.

b) A terceira estrofe apresenta um jogo entre as palavras “reforço” (substantivo com sentido de “auxílio”, “ajuda”) e “reforçam” (verbo com sentido de “intensificam”, “ampliam”). Considerando-se a estrofe em questão, essas palavras indicam como causa o abandono dos meninos, que “nunca tiveram reforço – de ninguém”, ou seja, não foram amparados nem no ambiente escolar, nem pela sociedade em geral, e, como consequência, ocorre a adesão desses meninos à criminalidade, reforçando “a força e a tática do tráfico”.