Logo UNICAMP

Questão 9 Unicamp 2021 - 2ª fase - dia 1 - Português, Inglês e Redação

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 9

Text Comprehension

Texto A. Microplastics are tiny particles composed of plastic that have been becoming a worrisome problem in the oceans. Besides a direct contribution to pollution, microplastics can also release chemicals such as plasticizers and flame retardants into the water they are in. An investigation carried out by the Virginia Institute of Marine Science found that water temperature and salinity can have an effect on how much of these chemicals are released from microplastics, reinforcing the need to keep these materials out of the environment.

 

(Adaptado de https://marinedebris.noaa.gov/research/influence-environmental-conditions-contaminants-leaching-and-sorbing-marine-microplastic. Acessa-do em 30/09/2020.)

 

Texto B. The Guppyfriend Washing Bag is the most effective hands-on solution against microplastic pollution from washing. It reduces fiber shedding and protects your clothes. It filters the few fibers that do break and it’s a reminder to change our washing rituals.

 

(Na parte inferior da imagem, lê-se: “STOP Microwaste for a plastic free nature Microfiber Filter Solution”)

(https://us.guppyfriend.com. Acessado em 30/09/2020.)

 

a) A partir da leitura do texto A, aponte uma consequência indireta dos microplásticos para a poluição. Justifique quimicamente por que essa consequência é afetada pela temperatura da água.

b) “O produto apresentado no texto B é uma medida efetiva para os problemas apontados no texto A”. Você concorda com essa afirmação, concorda parcialmente com ela ou discorda dela? Justifique de acordo com os textos e seus conhecimentos de química.



Resolução

Traduzindo os textos temos:

Texto A. Microplásticos são partículas minúsculas compostas de plástico que vêm se tornando um problema preocupante nos oceanos. Além de uma contribuição direta para a poluição, microplásticos também podem liberar produtos químicos como plastificantes e retardantes de chama na água em que estão. Uma investigação realizada pelo Instituto de Ciências Marinhas de Virgínia descobriu que a temperatura da água e a salinidade podem ter um efeito sobre o quanto desses produtos químicos são liberados dos microplásticos, reforçando a necessidade de manter esses materiais fora do meio ambiente.

Texto B. O Saco de Lavagem Guppyfriend é a solução prática mais eficaz contra poluição de microplásticos da lavagem. Reduz a liberação de fibras e protege suas roupas. Ele filtra as poucas fibras que quebram e é um lembrete para mudarmos nossos rituais de lavagem.

a) Conforme mencionado na questão, a poluição dos oceanos por microplásticos é um problema ambiental que atinge drasticamente os oceanos.

Os efeitos negativos diretos desses materiais particulados incidem na fauna marinha, uma vez que têm sido frequentemente encontrados no trato digestório de uma ampla variedade de espécies e coloca em risco sobretudo a sobrevivência das filtradoras, como as milhares espécies de bivalves que integram complexas teias alimentares desse ambiente.

A questão aponta que, além dos efeitos diretos, existem também as consequências indiretas deste tipo de poluição. O texto menciona que os microplásticos podem liberar substâncias na água, como os plastificantes e os retardantes de chama, os quais configuram as consequências indiretas dos microplásticos para a poluição.

Os plastificantes são aditivos acrescentados ao plástico para conferir maior flexibilidade, processabilidade e extensibilidade ao material. Vários plastificantes, após décadas de uso, se mostraram impróprios para o uso, devido às suas propriedades tóxicas e, infelizmente, muito desse material ainda é produzido em alguns países e são encontrados em abundância nos oceanos, passando por uma decomposição lenta e gradual, afetando a comunidade marinha ao longo do tempo. Já os retardantes de chama são aditivos acrescentados ao plástico que visam reduzir sua inflamabilidade. Há mais de uma centena de retardantes, muitos deles tóxicos, lipofílicos e com grande potencial de acumulação nos tecidos biológicos, o que justifica os efeitos igualmente negativos sobre a comunidade viva marinha.  Estudos realizados pelo Virginia Institute of Marine Science indicam que a temperatura da água pode interferir na liberação dessas substâncias citadas.  Os microplásticos, constituidos por polímeros produzidos a partir do petróleo, são gradativamente degradados quando liberados no ambiente. A degradação se inicia a partir do rompimento de ligações covalentes existentes no material, processo que é favorecido pela existência de uma fonte de energia externa, tais como luz, tensão mecânica, ataque químico, radiação e, finalmente, o calor. Portanto, o aquecimento de águas contendo microplásticos, promove a liberação de substâncias tóxicas adicionadas ao plástico mais rapidamente, acentuando ainda mais os impactos desastrosos sobre a biota marinha. Adicionalmente, os plastificantes são adicionados ao plástico para reduzir a energia de ligação entre as cadeias poliméricas e, consequentemente, aumentar sua flexibilidade, fato que facilita a quebra das ligações citadas, acentuando a dispersão das partículas plásticas e seus aditivos nos mares e oceanos.

b) Uma parte significativa do microplástico liberado nos ambientes costeiros é proveniente de microfibras que se soltam durante a lavagem de roupas sintéticas, produzidas a partir de fibras de plástico, como o nylon, acrílico e poliéster. A lavagem de roupas, naturalmente, provoca agitação, fricção e atrito entre as fibras, resultando na liberação das microfibras em questão. O produto anunciado promete ser uma solução eficaz contra a poluição dessa categoria de microplásticos, sugerindo que, além de proteger as roupas e ser capaz de reduzir a liberação de fibras, também atuaria como filtro, impedindo a liberação do material particulado nos ecossistemas aquáticos. Já, a afirmação trazida no item (b), “O produto apresentado no texto B é uma medida efetiva para os problemas apontados no texto A”, solicita que o candidato avalie se o produto é uma medida efetiva para os problemas apontados. O candidato poderia concordar com a afirmação, concordar parcialmente ou discordar da afirmação, contanto que jusitificasse adequadamente sua escolha.

Argumentos favoráveis a concordar com a afirmação: o candidato poderia ter interpretado medida efetiva em contraposição a medida inócua, sem efeito e, uma vez que o saco de lavagem reduz a quebra das fibras dos tecidos e funciona como filtro, reduzindo a liberação de microplásticos na água, embora ele não seja suficiente para solucionar o problema da poluição dos oceanos, não se pode afirmar que ele seja uma medida inócua para combater o problema, sendo assim, é uma medida efetiva.

Argumentos favoráveis a concordar parcialmente com a afirmação: o candidato poderia interpretar medida efetiva como a solução do problema de poluição dos oceanos e, uma vez que os sacos de lavagem apenas contribuem para a atenuação do problema, não funcionando como solução plena ou definitiva, argumentar que os sacos de lavagem são uma medida parcialmente efetiva em evitar a poluição dos mares e oceanos.

Argumentos favoráveis a discordar da afirmação: o candidato poderia interpretar medida efetiva como a solução plena ou definitiva do problema de poluição dos oceanos e, uma vez que os sacos de lavagem não solucionam de forma plena ou definitiva o problema de poluição dos oceanos, argumentar que os sacos de lavagem não são uma medida efetiva para evitar a poluição dos mares e oceanos.