Para Oswald, o primitivo estará associado ao pensamento selvagem como questionamento do pensamento iluminista e como proposta de valorização do pensamento selvagem local ao qual viria se acrescentar a incorporação contemporânea da técnica.
(Viviana Gelado. Poéticas da transgressão: vanguarda e cultura popular nos anos 20 na América Latina, 2006.)
O primitivismo expresso no “Manifesto da Poesia Pau-Brasil”, lançado por Oswald de Andrade em 1924, pode ser associado à
a) |
rejeição da influência cultural estrangeira e da ideologização na produção artística. |
b) |
recusa do experimentalismo estético e dos discursos de resgate das tradições locais. |
c) |
defesa dos princípios ilustrados e da renovação técnica proporcionada pela sociedade de fábrica. |
d) |
celebração da originalidade nativa e da modernização tecnológica. |
e) |
perspectiva rousseauniana do bom selvagem e do primado do pensamento lógico-racional. |
a) Incorreta. O “Manifesto da Poesia Pau-Brasil” incorpora a influência cultural estrangeira das vanguardas europeias, rompendo com a estética academicista, e propõe uma ideologia para a produção artística centrada na revisão crítica do passado histórico brasileiro e na valorização do primitivismo.
b) Incorreta. O primitivismo de Oswald de Andrade defende o resgate das tradições locais ao propor a “valorização do pensamento selvagem local”; além disso, não recusa o experimentalismo estético, uma vez que pretende “acrescentar a incorporação contemporânea da técnica”.
c) Incorreta. De acordo com o excerto, Oswald questiona o pensamento iluminista, contrapondo-o ao pensamento selvagem; quanto à renovação técnica, refere-se à modernização da produção artística; não há referência a uma técnica proporcionada pela sociedade de fábrica.
d) Correta. Conforme o excerto, o “Manifesto da Poesia Pau-Brasil” propõe a “valorização do pensamento selvagem local ao qual viria se acrescentar a incorporação contemporânea da técnica”. Dessa forma, alia a originalidade nativa (primitivismo) à modernização (abandono do academicismo e exploração de novas técnicas de construção poética).
e) Incorreta. Ao questionar o pensamento iluminista, Oswald de Andrade refuta o “mito do bom selvagem”; a tese, proposta pelo filósofo ilustrado Jean-Jacques Rousseau, defende que o ser humano, em seu estado natural, é puro e inocente. O primitivismo da Poesia Pau-Brasil busca um afastamento dessa concepção idealista a respeito do homem selvagem. Além disso, pretende abandonar o pensamento lógico-racional, dando vazão à espontaneidade, à liberdade e à originalidade na criação artística.