Quinta-feira, 14 de novembro de 1991
Para checheno, russos impõem “terror real”
O presidente da Checheno-Ingushia (Cáucaso, sul da Rússia) declarou ontem que a Rússia prepara uma campanha desestabilizadora contra seu país. O Parlamento russo exigiu uma “solução pacífica” e o envio de um grupo de deputados para a negociação.
Segunda-feira, 18 de novembro de 1991
Sérvios derrotam croatas em Vukovar
Croácia admite a perda da cidade para o Exército iugoslavo, que a sitiava há 86 dias
A Croácia admitiu ter perdido militarmente para o Exército iugoslavo a cidade sitiada de Vukovar. A queda de Vukovar é uma das piores derrotas sofridas pela Croácia.
Segunda-feira, 16 de maio de 1994
Combate se intensifica na Bósnia
Sérvios e muçulmanos ignoram apelo internacional por diálogo; denunciadas novas atrocidades
Tropas muçulmanas e sérvias intensificaram os combates na região de Tuzla, nordeste da Bósnia, ameaçando jogar por terra o esforço por novas conversações de paz. Os novos combates indicam que sérvios e muçulmanos não estão dispostos a aceitar os apelos internacionais por novas conversações.
(https://acervo.folha.com.br. Adaptado.)
Essas notícias têm em comum conflitos que envolvem questões
a) |
imperialistas, relacionadas ao controle do Estado, decorrentes da adoção de medidas baseadas em diferenças culturais entre adversários políticos. |
b) |
geopolíticas, relacionadas à dissolução do Pacto de Varsóvia, que tinha como objetivo a formação de uma aliança militar entre os países do Leste Europeu. |
c) |
territoriais, relacionadas ao estabelecimento de novas fronteiras, cujos limites refletem a conjuntura multilateral de formação de blocos econômicos. |
d) |
supranacionais, relacionadas ao esfacelamento do bloco socialista, cujo esgotamento econômico deveu-se à estrutura centralizadora da Rússia. |
e) |
étnico-nacionalistas, relacionadas à constituição de novos Estados, devido a hostilidades que remontam às expansões dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro. |
Os conflitos mencionados nos excertos se referem a disputas étnicas e separatistas que eclodiram no Leste Europeu após o fim da Guerra Fria e o recuo do denominado socialismo real nessa região. Esses conflitos promoveram a desintegração da ex-Iugoslávia e da ex-URSS. Entender as rivalidade étnicas nessa região envolve a compreensão da complexa história da formação desses terrítórios.
O texto 1 menciona a região do Cáucaso na Rússia, onde estão localizadas as repúblicas muçulmanas separatistas da Chechênia e Daguestão, onde conflitos que se extrapolam para o território da Ingushetia, também no sul do território russo.
O texto 2 aborda a guerra entre a Croácia e Iugoslávia (liderada pela Sérvia). Esse conflito começou em 1991 e durou, aproximadamente 4 anos. A primeira fase do conflito começou quando a Croácia declarou sua independência e o governo da Iugoslávia tentou impedir a secessão. O segundo momento do conflito decorreu dos embates entre a população croata e os sérvios que moravam no país e eram contra se separar da Iugoslávia.
O texto 3 também aborda conflitos na antiga Iugoslávia: a guerra civil da Bósnia (1992-1995), que começou por conta da população bósnia de origem sérvia a ser contrária à separação da Iugoslávia. Já os bósnios muçulmanos eram favoráveis à secessão e criação de uma nação independente.
Diante do exposto, é possível discorrer que:
a) Incorreta. Todos os textos relatam conflitos separatistas de caráter nacionalista, internos em determinados territórios, e não conflitos entre potências imperialistas, ou seja, entre Estados-nação distintos.
b) Incorreta. Embora a dissolução do Pacto de Varsóvia tenha se dado no mesmo contexto histórico (fim da Guerra Fria), os conflitos relatados se referem, a questões internas. Havia oposição entre etnias que pleiteavam a formação de um novo Estado (croatas, bósnios, eslovenos e albaneses) e outras que defendiam a manutenção da integridade territorial dos Estados já existentes (sérvios e macedônios-eslavos).
c) Incorreta. Essas guerras envolviam a reestruturação de fronteiras; porém, a origem desse problema não tem relação com a formação de blocos econômicos e tampouco com o multilateralismo que emergiu na era da globalização, a despeito da situação que se desenrolou nesses locais.
d) Incorreta. O esfacelamento do bloco socialista não se deveu apenas à estrutura centralizadora da Rússia. A crise envolveu o excesso de gastos militares da ex-URSS e à queda da produtividade econômica em função da perda e do atraso do dinamismo tecnológico de vários setores da economia. Além disso, deve-se considerar que durante a Guerra Fria a Iugoslávia tinha se distanciado politicamente da URSS afastando interferências diretas de Moscou sobre seu território.
e) Correta. A diversidade étnica apresentada pela antiga Iugoslávia se devia ao fato de que essa região foi palco da expansão dos impérios Austro-Húngaro (que dominou a Croácia e Eslovência) e Otomano (que explica a presença de muitos muçulmanos na região). A formação da Iugoslávia após a Primeira Guerra Mundial nos anos 1920 contemplou toda essa diversidade e durante todo o período socialista, após a Segunda Guerra Mundial, esforços do presidente iugoslavo Tito conseguiram controlar as rivalidades entre essas etnias. A partir dos anos 1980, a crise econômica pela qual o país passava fortaleceu as lutas separatistas e as disputas étnicas emergiram no país gerando inúmeros conflitos. No caso da Chechênia, a expansão do Império Russo anexou a região do Cáucaso e desde o final do século XVIII costumam surgir grupos rebeldes que questionam o controle russo na região. O atual conflito eclodiu em 1991, após a dissolução da URSS e a tentativa dos chechenos em declarar independência, situação que ainda provoca tensões atuais no sul da Rússia.