Logo UNESP

Questão 44 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 44

Processo de urbanização mundial

O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências

 



a)

a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.

b)

a terceirização da gestão pública, que contribuiu para otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de atuação de profissionais.

c)

o fim do setor secundário, que valorizou setores mais modernos da economia urbana.

d)

a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do comércio para suprir as necessidades de consumo das populações.

e)

o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a fim de ampliar a circulação de pessoas.

Resolução

O século XX foi marcado por um intenso processo de urbanização, especialmente após 1945, que culminou no  predomínio da população urbana no começo do século XXI (aproximadamente a partir de 2010) em nível mundial.

Os países desenvolvidos iniciam sua urbanização desde o advento da Revolução Industrial, ainda no século XVIII. Já nos países subdesenvolvidos, a urbanização foi movida por estruturas sociais e políticas presentes no campo que propiciavam elevado nível de concentração fundiária e pobreza rural e pela modernização da agricultura que emerge no século XX alimentando assim fatores repulsivos que geram intenso êxodo rural (migração campo-cidade). Deve-se ressaltar que vários países emergentes também assistiram ao avanço da industrialização (por exemplo no Brasil , México e outros), fator atrativo para população que migra em massa para centros urbanos, sobretudo na segunda metade do século XX. Diante do exposto, pode-se afirmar que: 

a) Correta.  O setor terciário absorveu a mão-de-obra liberada pelos setores secundário e primário, seja em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. No campo, essa liberação se deu por conta do processo de modernização agrícola e da concentração fundiária presente em diversos países. Já  no caso do setor secundário (indústria), houve o avanço da automação com o advento da III Revolução Industrial na década de 1970. O setor terciário (comércio, prestação de serviços e pesquisa) foi dinamizado com o movimento de modernização do campo e da cidade, ampliando a oferta de empregos. Todavia, nos países subdesenvolvidos, o setor terciário se expandiu por conta do avanço dos setores informais (sem registro legal de carteira assinada), demonstrando a incapacidade dos setores formais em absorver toda a população economicamente ativa nesses lugares.

b) Incorreta. Embora alguns serviços prestados pelo poder público tenham sido terceirizados visando  o aumento da eficiência econômica e administrativa, ainda há uma forte presença do poder estatal na gestão pública.

c) Incorreta. O processo de automoção industrial subjacente ao avanço dos métodos de gestão e produção flexíveis que acompanharam a III Revolução Industrial não levou ao fim do setor secundário, mas sim à diminuição da participação desse setor na população economicamente ativa (PEA).

d) Incorreta. Deve-se atentar nessa alternativa à definição de setor terciário e terceiro setor. O setor terciário corresponde a um setor da economia que engloba as atividades de comércio e serviços. Já o terceiro setor se refere às organizações não-governamentais (ONGs) que são associações da sociedade civil sem fins lucrativos que lutam por uma determinada causa (questões ambientais, sociais ou políticas). Logo, embora o terceiro setor seja bastante ativo atualmente, ele não se vincula ao comércio, o que torna a alternativa incorreta.

e) Incorreta. O desenvolvimento de cidades globais está atrelado ao processo de globalização da economia. Cidades globais identificam cidades que são influentes economicamente em nível mundial e por isso ocupam uma importante posição na hierarquia urbana nessa escala de análise. Cidades globais não são padronizadas em relação às leis de ocupação do solo e possuem infraestruturas bem desenvolvidas e destaque financeiro e político-cultural internacional.