Logo UNESP

Questão 47 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 47

Industrialização brasileira Economia brasileira contemporânea

Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.

(Honorio Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honorio Kume (coords.). A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)

 

O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências

 



a)

a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural.

b)

a queda da qualidade dos produtos importados e o aumento da geração de lixo eletrônico.

c)

o crescimento da variedade dos produtos disponíveis e o superávit da balança comercial.

d)

o aumento dos preços dos produtos nacionais e a ampliação da oferta de mercadorias falsificadas.

e)

o acirramento da concorrência entre empresas e a interrupção de acordos comerciais com blocos econômicos.

Resolução

No Brasil, predominou no período que vai da Era Vargas (1930-1945) até final dos anos 1980 uma economia com políticas protecionistas que tinham por finalidade viabilizar o processo de industrialização  em curso no país naquela época, dificultando a entrada de produtos estrangeiros e favorecendo a expansão da indústria nacional. A crise econômica da década de 1980 (chamada de "década perdida") associada ao processo de globalização favoreceu a adoção de medidas neoliberais na década de 1990, que permitiram a abertura da economia e a liberalização comercial mencionada no texto. Diante do exposto:

a) Correta. Após a abertura empreendida, a economia nacional ficou mais exposta à concorrência estrangeira e muitas empresas tinham severas dificuldades em competir com produtos importados que, na maioria das vezes, apresentavam melhor qualidade e preço similares ao dos produtos nacionais. A partir de 1994, com o lançamento do "Plano Real",  a situação dessas empresas brasileiras piorou considerando a excessiva valorização do real até 1999 que favorecia ainda mais as importações. Muitas empresas faliram e outras se adequaram à situação por meio de adoção de novas tecnologias de gestão e produção o que fez crescer o chamado desemprego estrutural. 

b) Incorreta. Os produtos importados, em média, apresentavam qualidade superior em relação aos produtos brasileiros. A proposta da abertura da economia era, por meio da exposição à concorrência, estimular a melhoria da qualidade dos produtos e da eficiência da indústria nacional. O aumento da geração de lixo eletrônico pode ser associado a essa fase (liberalização econômica da década de 1990), mas se tornou mais intenso ainda em anos recentes.

c) Incorreta. Antes da abertura econômica mencionada, o país apresentava superávit na balança comercial. Após a liberalização das importações gradativamente esse superávit foi diminuindo e a partir de 1995 até o ano de 2000 o Brasil passou a uma condição de déficit na balança comercial.

d) Incorreta.  O aumento da concorrência interna com entrada de produtos importados, associado aos efeitos já mencionados da política de valorização cambial empreendida pelo Plano Real, inibiram o aumento dos preços após 1994, embora tenha ocorrido ampliação da oferta de produtos falsificados realmente.

e) Incorreta. Houve um acirramento da concorrência, mas essa alternativa está incorreta porque os anos 1990 foram marcados pela expansão e criação de vários acordos comerciais e blocos econômicos. Inclusive, vale ressaltar que no começo dessa década foi criado o Mercosul (1991), bloco que viabilizou a expansão significativa do comércio com Argentina, Paraguai e Uruguai.