Logo UNESP

Questão 48 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 48

Sistemas de produção agrícola

A agricultura 4.0 é a conexão em tempo real dos dados coletados pelas tecnologias digitais com o objetivo de otimizar a produção em todas as suas etapas. Representará a chegada da Internet das Coisas ao campo. “No futuro, a agricultura será autonômica, independente. Os equipamentos conectados, com apoio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, irão analisar os dados da cadeia produtiva e tomar as decisões. Caberá ao agricultor acompanhar, monitorar e endossar os processos em curso”, diz Fernando Martins, conselheiro de empresas de tecnologia voltadas ao agronegócio.

(Domingos Zaparolli. “Agricultura 4.0”. Pesquisa Fapesp, janeiro de 2020.)

Caso se concretize no cenário brasileiro, a agricultura 4.0 tem potencial para promover



a)

a qualificação profissional da mão de obra, ainda que possa promover mudanças na estrutura fundiária.

b)

a superação do campesinato, embora deva permanecer ligada às práticas de cultivo tradicionais.

c)

a ampliação dos cultivos, a despeito dos baixos recursos comumente destinados aos insumos.

d)

o aumento da produtividade, embora tenda a reforçar as desigualdades no campo.

e)

o aumento das exportações, ainda que possa desabastecer o mercado interno.

Resolução

A agricultura 4.0 é entendida como um conjunto de novas tecnologias usadas diretamente na produção e no gerenciamento das atividades agrícolas intensivas visando otimizar todas as etapas produtivas no contexto do agronegócio contemporâneo. Ferramentas de tecnologias da informação (TIs), como uso de imagens de satélites, maquinário operado remotamente por controladores de GPS, dados computacionais sobre monitoramento da safra e inteligência artificial têm se disseminado cada vez mais no campo modernizado, possibilitando aumento da produtividade de grandes produtores. Diante disso, pode-se afirmar que:

a) Incorreta. As novas tecnologias utilizadas no bojo da agricultura 4.0 não promoveram mudanças na estrutura fundiária, pois esta continua ainda concentrada em favor de grandes empresas e fazendeiros, sobretudo em regiões como Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

b) Incorreta.  O campesinato, classe que representa todos os camponeses, ou seja, moradores e trabalhadores do campo, ainda resiste como agente econômico e social relevante, sobretudo para o mercado interno de produtos agrícolas. Além disso, as novas técnicas utilizadas não se vinculam a práticas de cultivo tradicionais, mas sim a práticas modernizadas, como as tecnologias digitais.

c) Incorreta. A aplicação de sistemas ligados à agricultura 4.0 demanda elevados investimentos produtivos e financeiros, algo mais acessível a grandes empresas e produtores do agronegócio.

d) Correta. Como já mencionado, a agricultura 4.0 tem capacidade para alavancar a produção nacional, pois as novas tecnologias tendem a aumentar a produtividade e a utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente, reduzindo perdas e possibilitando a realização de safras em larga escala. No entanto, os custos elevados atrelados à implantação desse modelo nas lavouras dificulta a inserção competitiva de pequenos produtores diante dos investimentos feitos por grandes fazendeiros, reforçando desigualdades no campo e concentrando cada vez mais o setor em um grupo restrito de agentes econômicos.

e) Incorreta. Tal sistema de produção agrícola é capaz de aumentar a produção de modo a atender tanto a demandas internas quanto externas, o que torna essa alternativa incorreta.