Fatores naturais, bem como a ação humana, podem atuar em processos de degradação ambiental. Em zonas áridas, semiáridas e subúmidas, um processo negativo característico dos solos e um de seus impactos esperados são:
a) |
a salinização e a retração no nível dos lençóis freáticos. |
b) |
a compactação e o incremento de terras não agricultáveis. |
c) |
a laterização e o aumento dos fenômenos erosivos. |
d) |
a desertificação e a redução da biodiversidade. |
e) |
a arenização e a diminuição da fertilidade. |
a) Incorreta. O processo de salinização ocorre principalmente em áreas de clima árido e semiárido, sendo causada pela grande diferença do balanço hídrico, com maior evapotranspiração e retração do nível dos lençóis freáticos. No entanto, a retração dos lençóis freáticos (água subterrânea) não seria parte dos impactos da salinização, pois, na verdade, é um dos aspectos que a promove devido a menor disponibilidade de água para diluir os sais minerais no subsolo.
b) Incorreta. A compactação do solo é comum é áreas de grande utilização de máquinas agrícolas e criação de gado bovino, sendo os terrenos em áreas áridas e semiáridas pouco utilizados, nesse caso, por não serem favoráveis devido à falta de água. Além disso, a compactação é maior em áreas com solos de maior quantidade de argila, pouco comum em regiões áridas, a argila apresenta capacidade de expansão e retração de quase 7 vezes do tamanho inicial do grão, causando esse tipo de degradação.
c) Incorreta. A laterização é um fenômeno típico das áreas tropicais, sendo um processo natural de acúmulo de minerais como o ferro e alumínio nas camadas superiores do solo, produzindo amadas de solo enrijecidas (laterita ou canga) que, em certos casos, podem ser mineralmente exploradas, mas são pouco úteis para agricultura devido sua baixa fertilidade.
d) Correta. A desertificação é um processo complexo, com diversos fatores de controle e influência. Esse processo ocorre com a intensificação da diminuição da água nos solos, em geral de clima árido e semiárido, impossibilitando sua utilização para a agropecuária. As causas podem ser naturais ou antrópicas (ou ambas) e, em geral, estão conectadas à perda de vegetação e diminuição da biodiversidade, seja pelo desmatamento de áreas próximas ou pela mudança de chuvas. No Brasil, há o processo de desertificação em pelo menos quatro núcleos na região em que se localiza o domínio da Caatinga, sob influência do clima semiárido no Sertão nordestino.
e) Incorreta. A arenização é um processo que pode ocorrer em áreas de diversos climas, incluindo os tropicais e subtropicais, e resulta no aumento da fração de areia sobre os solos, não diminuindo a fertilidade geral, mas pode causar a dificuldade do uso e manejo agrícola e a fixação de plantas.