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Questão 57 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 2

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Questão 57

Sócrates

A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. A consequência disso era que, devido à influência dos sofistas, as decisões políticas na Assembleia estavam sendo tomadas não com base em um saber, ou na posição dos mais sábios, mas na dos mais hábeis em retórica, que poderiam não ser os mais sábios ou virtuosos.

(Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.)

De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito



a)

ao entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica.

b)

à desvalorização da pluralidade de opiniões e de posicionamentos político-ideológicos.

c)

ao prevalecimento das técnicas discursivas nas decisões da Assembleia acerca dos rumos das cidades-Estado.

d)

ao predomínio de líderes pouco sábios e com poucas virtudes na composição da Assembleia.

e)

à defesa de formas tirânicas de exercício do poder desenvolvida pela retórica convincente.

Resolução

Tema comum entre os estudiosos de Filosofia Antiga é a retórica. Não poderia ser diferente, já que Sócrates, Platão e Aristóteles discutiram amplamente o assunto, em todas as suas considerações filosóficas, éticas e políticas. Aristóteles, inclusive, tem uma obra intitulada "Retórica". Mas, por qual motivo a temática era tão viva entre os clássicos da filosofia grega? Entre as respostas, não podemos deixar de mencionar uma: a Grécia pariu a política e a democracia, filhas que sempre se encantaram com as artes da retórica e deixaram-se, em algumas oportunidades, por ela se levar. E o exercício trata justamente disso. E, mais ainda, de como Sócrates se incomodava com o predomínio da técnica sobre o conhecimento. Os sofistas, na visão socrática, falavam para convencer, independentemente da verdade. Não é preciso dizer muito mais para concluirmos que, nesse sentido, a alternativa correta seria a alternativa "C". Contudo, por que não as outras alternativas? Uma por uma:

a) Incorreta. A alternativa não trata de um entendimento comum entre os sofistas, ao dizer que o verdadeiro conhecimento se baseava na retórica. Alguns sofistas, de fato, pensavam assim; outros, no entanto, nem acreditavam em uma "verdade". Costumamos tratar os sofistas como um grupo uniforme e homogêneo, mas, a bem da verdade, eles tinham, por vezes, posições filosóficas diferentes entre si. Fato é que, explicado isso, podemos inferir, com tranquilidade, que não faria sentido dizer que Sócrates critica os sofistas por algo que, como já dito, não era entendimento comum entre eles.

b) Incorreta. Este item  sugere que a crítica de Sócrates dizia respeito à "desvalorização da pluralidade de opiniões", quando bem sabemos que o próprio Sócrates não tinha por costume desdenhar das muitas opiniões que ouvia, procurando sempre investigá-las com rigor para proceder rumo ao conhecimento verdadeiro.

c) Correta. Sócrates condena o uso das técnicas retóricas como fim em si mesmo, como se elas fossem absolutas e, assim, pudesem prevalecer sobre tudo, inclusive sobre a verdade.

d) Incorreta. Traz um posicionamento político que não era sustentado pelos sofistas. Sócrates criticava os sofistas por outras coisas, mas não pela defesa de líderes igorantes, como se eles fossem um ideal a ser alcançado.

e) Incorreta. Traz um posicionamento político que não era sustentado pelos sofistas. Sócrates criticava os sofistas por outras coisas, mas não pela defesa de líderes autoritários, como se fosse isso uma plataforma política.