Pesquisadores caracterizaram uma nova família de toxinas antibacterianas presente em bactérias como a Salmonella enterica. Nesta espécie, a proteína tóxica é usada para matar outras bactérias da microbiota intestinal e facilitar a colonização do intestino de hospedeiros infectados. A proteína tóxica ataca precursores de formação da parede celular bacteriana. Desta forma, a bactéria-alvo que é intoxicada continua crescendo, porém, sua parede celular fica bastante enfraquecida.
(André Julião. https://agencia.fapesp.br, 14.09.2020. Adaptado.)
Uma maneira de neutralizar a ação da Salmonella enterica e de uma bactéria-alvo intoxicada por ela seria mantê-las, respectivamente, em soluções
a) |
hipotônica e hipertônica. |
b) |
hipertônica e hipotônica. |
c) |
isotônica e hipotônica. |
d) |
hipertônica e isotônica. |
e) |
hipotônica e isotônica. |
As bactérias são organismos unicelulares e apresentam parede celular protetora. O exercício descreve a ação da Salmonella entérica na competição pela colonização do espaço entérico. A bactéria tem toxinas que aumentam o crescimento e a fragilidade da parede celular das bactérias da microbiota intestinal. Esses pequenos organismos precisam habitar um meio com concentração iônica adequada, para assegurar a viabilidade celular e a continuidade de seus processos metabólicos. Um meio hipertônico é capaz de provocar a morte do microrganismo, uma vez que ocorrerá perda de água por osmose e desidratação da célula. Dessa forma, uma maneira de neutralizar a Salmonella entérica seria mantê-la em uma solução hipertônica.
Em relação às células da microbiota intestinal, quando já intoxicadas pela Salmonella entérica¸ devemos considerar os efeitos de toxina na parede celular. De acordo com o enunciado, a toxina ataca os precursores da parede, impactando o crescimento e a resistência da estrutura. Com essas alterações, podemos supor que a parede, fina e frágil, seria incapaz de evitar a lise celular, caso a célula fosse imersa em uma solução hipotônica. Nessas condições, ela ganharia água por osmose, incharia e sofreria ruptura da parede, devido ao excesso de água que flui do meio externo para o interno.
a) Incorreta. A bactéria Salmonella entérica seria capaz de resistir ao meio hipotônico, pois sua parede a protegeria contra a lise celular, ao colocar um limite à entrada de água.
b) Correta. Nas soluções propostas, a bactéria Salmonella entérica morreria por desidratação, já a da microbiota morreria por lise celular.
c) Incorreta. Em um meio externo isotônico, que é um meio de igual concentração ao do interno, a bactéria Salmonella entérica não sofreria desidratação e não morreria.
d) Incorreta. Em um meio isotônico, não haveria morte das bactérias da microbiota.
e) Incorreta. Os meios hipotônico e isotônico não matariam as bactérias relacionadas.