Logo UNESP

Questão 64 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 64

Artrópoda Carboidratos

A quitosana é um biopolímero obtido da quitina e tem diversas atividades biológicas importantes, como antioxidante, anti-inflamatória, anticoagulante, antitumoral e antimicrobiana

(Mariana Pezzo. https://sinteses.blogfolha.uol.com.br, 21.03.2020. Adaptado.)

Este biopolímero pode ser obtido a partir de macerados

 



a)

da casca de eucaliptos.

b)

de algas marrons.

c)

do esqueleto de tubarões.

d)

de chifres de bovinos.

e)

da carapaça de caranguejos.

Resolução

A maioria das moléculas biológicas são poliméricas, formadas pela combinação estruturada de suas unidades básicas fundamentais. A exemplo temos os ácidos nucleicos, formados pela combinação de nucleotídeos, e as proteínas, formadas pela combinação de aminoácidos. Os carboidratos também podem sofrer polimerização, originando os polissacarídeos, moléculas com amplas utilidades biológicas, sendo a função estrutural a mais comum, como é o caso da celulose nas plantas, a tunicina das acídias e a quitina, comum no exoesqueleto dos artrópodes e na cutícula dos nematelmintos. Como mencionado no texto, a quitosana é derivada da quitina e apresenta uma ampla variedade de aplicações. Após essas considerações, podemos julgar as alternativas.

a) Incorreta. Embora seja possível encontrar uma expressiva quantidade de polissacarídeos na casca de eucaliptos, não se trata da quitina, mas da celulose.

b) Incorreta. As algas marrons apresentam parede celulósica, a qual é recoberta por um muco polissacarídeo, a Algina. Esses dois polissacarídeos não podem ser usados para produzir a quitosana.

c) Incorreta. Os tubarões são peixes cartilaginosos e não encontraremos quitina em sua formação esquelética.

d) Incorreta. Os bovinos possuem cornos, estruturas com formação interna óssea, recoberta por uma camada córnea desenvolvida, formada por grande quantidade de queratina, uma proteína estrutural.  

e) Correta. Os caranguejos são crustáceos, um grupo muito diversificado do filo dos artrópodes. A quitina pode ser encontrada na constituição do exoesqueleto de todos os representantes do filo, apresentando funções como proteção mecânica, sustentação e proteção contra desidratação nos terrestres. Nos crustáceos, o exoesqueleto é mais espesso e a quantidade de quitina é especialmente abundante.