Logo UNESP

Questão 90 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 2

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 90

Razão e Proporção

Indicadores têm mostrado uma evolução da participação feminina na autoria de publicações científicas.

Um levantamento de autores de diferentes países cujos artigos foram publicados em periódicos de uma plataforma obteve a proporção de mulheres para cada homem entre os autores em atividade, para dois intervalos de tempo, o que gerou o gráfico:

(https://revistapesquisa.fapesp.br, 05.03.2020. Adaptado.)

 

Apesar de observarmos um aumento na participação feminina no comparativo entre os dois intervalos de tempo apresentados no gráfico, a quantidade de mulheres em atividade nesses periódicos



a)

não dobrou em nenhum país.

b)

dobrou em apenas 4 países.

c)

dobrou em apenas 3 países.

d)

dobrou em apenas 2 países.

e)

dobrou em apenas 1 país.

Resolução Sugerimos anulação

A questão fornece um gráfico cujos dados dependem tanto do número de mulheres em atividade quanto do número de homens em atividade (são quocientes entre os números de homens e de mulheres autores das publicações científicas em cada país). Sendo assim, é impossível determinar a variação da "quantidade de mulheres em atividade nesses periódicos" sem possuir as variações das quantidades de homens em atividade nesses periódicos.

Analisemos duas situações. Para um país qualquer, chamaremos de m1 e h1 , respectivamente, as quantidades de mulheres e de homens em atividade entre 1999 e 2003, e de m2 e h2, respectivamente, as quantidades de mulheres e de homens em atividade entre 2014 e 2018.

Situação 1: O número de homens em atividade nos periódicos dobra em todos os países.

Nesse caso, para que a quantidade de mulheres em atividade dobrasse em todos os países, bastaria que a proporção de mulheres para cada homem entre os autores em atividade se mantivesse. Observe: se m1h1=m2h2, como h2=2h1, então,

m22h1=m1h1  m2=2m1

Como o gráfico indica que essas proporções aumentaram em todos os países, então, nessa situação, a quantidade de mulheres em atividade dobraria em todos os países.

Situação 2: O número de homens em atividade nos periódicos se mantém constante em todos os países.

Nessa situação, como h1=h2, para que m2 seja o dobro de m1 em um determinado país, seria necessário que a proporção do número de mulheres para o número de homens em atividade dobrasse naquele país. Porém, de acordo com o gráfico, em nenhum dos países analisados a proporção dobrou.

Concluímos assim que é impossível fornecer resposta precisa com os dados que a questão apresenta.

Observação: Caso a pergunta fosse sobre a proporção de mulheres em atividade nos periódicos, então, teríamos a alternativa (A) como resposta, pois a proporção de mulheres para homens em atividade não dobrou em nenhum dos países.