A obra Paisagem italiana (1805), do pintor alemão Jakob Philipp Hackert (1737-1807), remete, sobretudo, ao ideário do
a) |
Realismo. |
b) |
Romantismo. |
c) |
Arcadismo. |
d) |
Barroco. |
e) |
Naturalismo. |
No quadro de Hackert, é retratada uma paisagem campestre na qual podem ser observados alguns elementos em destaque, como as árvores portentosas, um monte ao fundo, o qual é acompanhado por um rio que se desloca em curvatura acompanhando o olhar do observador e conferindo-lhe uma noção de imensidão. Da mesma forma, corrobora para essa ênfase à natureza as pequenas figuras de bois e vacas pastando ao fundo em contraste com um mais em destaque à frente, elementos que também remetem ao pastoreio e à atividade campesina. Próximos à árvore presente à direita, encontram-se algumas figuras humanas – acompanhadas de um cachorro –, as quais estão sentadas numa posição que sugere calma, relaxamento e tranquilidade. Suas vestimentas nos apontam para o pertencimento a classes sociais aristocráticas e burguesas em seus momentos de relaxamento e deleite em meio a jogos e conversas abaixo da árvore. Ratifica essa estética o uso de linhas delicadas, de cores claras e de tons pastéis e a ênfase no azul claro misturado ao branco das nuvens em contraste com os tons mais escuros da relva e das copas de árvores, os quais, embora em oposição, não figuram distúrbios ou perturbações. Trata-se, assim, de um elogio às luzes do esclarecimento provocadas pelo período do Iluminismo e o retorno aos períodos Clássicos.
Desse modo, a maior parte dos elementos elencados acima, dentre outros ainda não citados, remete predominantemente ao ideário árcade. O Arcadismo, como movimento estético-literário que refletia a aristocracia em decadência e a alta burguesia em formação, é marcado pelo desejo ao bucólico (como na cena calma descrita), ao simples. Por isso, valorizam o que for próximo à Natureza, ao mundo natural – negando a artificialidade –, principalmente ao que estiver relacionado ao campo, afastado dos grandes centros urbanos e dos processos de industrialização correntes durante o século XVIII, juntamente das inquietações deles advindas.
a) Incorreta. Toda a cena é idealizada e não intenta criar um retrato próximo da realidade dos observadores, de modo a imprimir questionamentos de ordem social.
b) Incorreta. As individualidades estão distanciadas e a natureza retratada não é colocada como opositora aos indivíduos, enfatizando as emoções e sensações de sua presença no mundo. A idealização presente no quadro não se pauta pelas figuras humanas, mas na composição do retrato paisagístico do mundo natural e de sua relação equilibrada junto desses indivíduos.
d) Incorreta. Embora haja algum contrate de luz e sombra, este não é proposto de modo a criar uma perturbação que indique a hesitação do homem da Modernidade, como ocorre no Barroco.
e) Incorreta. Os indivíduos não são retratados de forma realista, com o intuito de tornar o retrato próximo à realidade e fidedigno às características determinantes do ambiente.