Logo UNESP

Questão 31 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 31

Roma

Atualmente, muitos estudiosos  acreditam que é possível identificar processos de globalização em sociedades pré-modernas, em vista de fenômenos como o encurtamento relativo das distâncias (através de meios de transporte e comunicação mais eficazes), maior conectividade entre regiões previamente isoladas [...].

(Rafael Scopacasa. Revista de História, no 177, 2018.)


A expansão romana pelo mar Mediterrâneo pode ser considerada um exemplo de “globalização em sociedades pré-modernas”, pois envolveu



a)

eliminação da influência helenista e homogeneização dos hábitos alimentares na zona mediterrânica.

b)

imposição do monoteísmo romano e unidade monetária em todas as províncias controladas.

c)

descaracterização cultural dos povos dominados e interrupção da circulação marítima na região.

d)

uniformização linguística no entorno do mar e intercâmbios culturais entre os povos da região.

e)

mobilidade intensa de bens e interdependência entre regiões e povos distantes.

Resolução

Roma implementou uma grande ação expansionista territorial, incorporando grandes áreas não só europeias, mas também do Norte da África e da Ásia. Entre os séculos V a.C e III a.C (período da República), os romanos dominaram a Península Itálica, encerrando assim ameaças regionais e consolidando o abastecimento de produtos essenciais à população de Roma. Após essa conquista, dirigiram-se rumo à África, tomando Cartago (cidade de origem fenícia) no episódio conhecido como Guerras Púnicas (264 a.C - 146 a.C). A derrota de Cartago eliminou o principal entrave à expansão, e partir disso os exércitos romanos tomaram várias localidades, como a Síria, Macedônia, Grécia, Egito, Gália, entre outras. 
a) Incorreta. O helenismo foi o resultado da fusão da cultura clássica com as orientais, a partir da conquista da Grécia por Alexandre, o Grande. O mundo grego e a posterior difusão do helenismo deixaram significativas contribuições à tradição ocidental (inclusive romana), sendo incorreto, portanto, afirmar que esta influência foi eliminada pela expansão romana através do Mediterrâneo.
b) Incorreta. Parte significativa da expansão romana ao longo do Mediterrâneo ocorreu ainda no período da República, antes do surgimento do cristianismo e de um "monoteísmo romano". A crença em uma única divindade ganhou espaço e aceitação dentro de Roma posteriormente, já no período imperial, quando, em 313 d.C, o imperador Constantino pôs fim à perseguição aos cristãos com o Édito de Milão, concedendo-lhes liberdade religiosa. Ou seja, o monoteísmo romano não coincide temporalmente com a expansão nem durante a República nem em seu auge no Império. 
c) Incorreta. Os romanos tratavam de maneiras diferentes os povos dominados, sendo um método eficaz e que favorecia o controle romano. Por exemplo, certos povos incorporados voluntariamente aos domínios de Roma recebiam a cidadania completa ou parcial como recompensa pela lealdade. Era comum que Roma selasse sua aliança permitindo a manutenção dos seus próprios magistrados e leis tradicionais, mas submetendo-os às tutela romana e exigindo que fornecessem tropas para Roma quando requisitadas. Nesse sentido, não podemos afirmar que ocorreu a descaracterização cultural dos povos dominados. Além disso, a circulação marítima não foi interrompida, sendo intensificada a partir do momento que o Mar Mediterrâneo foi considerado "mare nostrum" dos romanos. 
d) Incorreta. Os diversos povos romanos conquistados eram incorporados ao mundo romano, seja como cidadãos, seja como aliados, e o exército teve um papel importante como unificador cultural ao generalizar o uso do latim entre os combatentes. Apesar disso, não é possível afirmar que ocorreu uma uniformização linguística no entorno do mar mediterrâneo, já que Roma permitia a manutenção das línguas locais em diversas ocasiões. 
e) Correta. A expansão romana favoreceu uma intensa mobilidade de bens e maior interdependência entre regiões e povos distantes. As vitórias da conquista romana favoreceram um grande afluxo de metais preciosos, permitindo o desenvolvimento de um vasto comércio entre Roma e suas províncias - regiões que forneciam produtos como trigo, madeira e objetos de luxo, por exemplo. Nesse sentido, podemos considerar que Roma, ao derrotar Cartago, passou a ter ampla influência em rotas comerciais do Mediterrâneo. Nesse sentido, a expansão romana pode ser associada ao processo de globalização nas sociedades pré-modernas.