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Questão 38 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 1

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Questão 38

Imperialismo no Século XIX

O reconhecimento do território africano empreendido pelas campanhas de exploração e pelas missões religiosas foi facilitador de uma verdadeira invasão de mercadores europeus nas caravanas e rotas de  comércio que ligavam diferentes pontos do continente. Muitos desses mercadores começaram a controlar algumas redes de comércio, criando novos sistemas de autoridade que não passavam mais por líderes  africanos. De início, isso não representou nenhum tipo de perigo para as elites africanas, que já estavam acostumadas a negociar com árabes, indianos e com os próprios europeus. No entanto, no decorrer do século, os europeus se tornaram  senhores  das  principais  rotas  comerciais  do  litoral  africano, inclusive as que ligavam as cidades orientais com o continente asiático.

(Ynaê Lopes dos Santos.História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

Ao  avaliar  a  presença  europeia  no  continente  africano  ao  longo do século XIX, o texto caracteriza



a)

um movimento de intensificação do comércio internacional,  realizado  a  partir  da  difusão  de  valores  universais  como o cristianismo e a democracia.

b)

o  respeito  europeu  à  multiplicidade  de  crenças  e  manifestações  culturais  e  a  insistência  africana  em  manter  formas arcaicas de organização política.

c)

um  esforço  consciente  e  planejado  de  integração  entre  os continentes, por meio da constituição de ligações terrestres e marítimas.

d)

um  processo  de  interferência  gradual  e  profunda  nos  padrões culturais africanos, de organização social e dinâmica política das sociedades locais.

e)

a disposição europeia de colaborar para o progresso de países  subdesenvolvidos,  ampliando  a  capacidade  produtiva das economias locais.

Resolução

a) Incorreta. É incorreto classificar os valores de "democracia" e "cristianismo" como universais. Enquanto que "cristianismo" envolve os valores de uma específica religião entre várias existentes, "democracia" é um conceito político que apresenta variações interpretativas e práticas entre diferentes sociedades e civilizações. Ademais, no contexto do Imperialismo, as potências europeias evocavam o argumento da civilidade e do progresso para justificar o avanço neocolonial no continente africano, e não mobilizam particularmente a ideia de democracia para tal contexto.
b) Incorreta. Não é possível afirmar que existia um respeito europeu às tradições culturais africanas. O processo neocolonial foi baseado numa visão deliberadamente racista, eurocêntrica e hierarquizada acerca das culturas humanas, que compreendia a Europa como o centro de civilidade e progresso, enquanto que a África apresentava práticas socioculturais atrasadas e rudimentares. Ademais, a frase "formas arcaicas de organização política" comete tanto uma generalização quanto um juízo de valor sobre as estruturas políticas africanas, ignorando a multiplicidade das experiências naquele continente e hierarquizando os modelos de Estado segundo padrões eurocêntricos e ocidentais.
c) Incorreta. O projeto neocolonial não tinha como objetivo a formação consciente e planejada de uma integração entre os continentes. Em vez de interessados num projeto voluntário de integração, o principal intuito neocolonial envolvia o desenvolvimento das economias europeias através da busca de matérias-primas e mercados consumidores.
d) Correta. Conforme o texto base destaca, o neocolonialismo apresentou uma gradativa interferência europeia nas estruturas internas da sociedade africana. As expedições de exploração e as missões religiosas colaboraram para desnudar as estruturas comerciais internas do continente, que gradativamente passaram a contar com a participação de mercadores e das empresas europeias. Ainda que num primeiro momento isso não tivesse afetado as autoridades africanas, já acostumadas a participação de outras sociedades nas rotas comerciais, gradativamente os europeus tornaram os "senhores" dessas rotas comerciais, abalando as estruturas políticas e sociais tradicionais do continente africano.
e) Incorreta. Embora defendessem um caráter civilizatório no avanço imperialista do século XIX, as nações europeias não apresentavam uma efetiva colaboração no desenvolvimento dos continentes colonizados, sobretudo no campo econômico. O principal interesse europeu na África envolvia a conquista de matérias-primas e possíveis mercados para a economia europeia, sendo que estavam completamente desinteressados no efetivo desenvolvimento regional. Por fim, o termo "países subdesenvolvidos" é inadequado para versar sobre o imperialismo no século XIX, já que a África era vista como um território colonial, e não efetivamente interpretado como um continente repleto de  "países" consolidados em condição de subdesenvolvimento.