Entre as tensões anteriores à Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que contribuíram para o desgaste das relações diplomáticas e para o início do conflito armado, é possível citar:
a) |
o acirramento das disputas geoestratégicas entre Estados Unidos e União Soviética. |
b) |
o expansionismo territorial e político japonês no continente asiático e nas ilhas do Oceano Pacífico. |
c) |
os esforços dos países capitalistas para conter o avanço do socialismo no Leste europeu. |
d) |
as disputas, entre as potências europeias, por áreas coloniais no continente africano. |
e) |
a incapacidade da Sociedade das Nações de coordenar as negociações entre os países membros. |
a) Incorreta. As disputas geoestratégicas entre Estados Unidos e União Soviética ocorreram durante o período de tensão político-ideológica conhecido como Guerra Fria, que se iniciou no pós-Segunda Guerra Mundial, a partir de 1945, não sendo algo relacionado à Primeira Grande Guerra. Além disso, no período anterior à Primeira Guerra Mundial, a Rússia ainda não havia passado pela Revolução de 1917, que implantaria o socialismo no país. Dessa forma, não faz sentido falar também em União Soviética, já que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas só seria fundada no ano de 1922.
b) Incorreta. O expansionismo japonês no Pacífico existe desde o século XIX, mas foi causa de tensão diplomática e militar mais premente a partir dos anos 30 do século XX, principalmente a partir da Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945), que contou com a invasão do Império Japonês ao território da China e com um acirramento das contrariedades entre o governo japonês e países ocidentais como Estados Unidos, Inglaterra e França. Esse contexto é precursor da Segunda Guerra Mundial, não da Primeira. No primeiro conflito mundial, o Japão foi aliado da Tríplice Entente, enfretando a marinha alemã na região do Pacífico e expandindo sua influênica na região, o que depois seria uma das raízes da tensão com potências ocidentais.
c) Incorreta. O choque entre os blocos capitalista e socialista, a configuração do mundo como um campo bipolar e as ações de países capitalistas para conter o avanço do socialismo no Leste europeu são caracteristicas da Guerra Fria, momento em que a União Soviética exercia influência expressiva no Leste da Europa, contrariando interesses estratégicos e políticos do bloco capitalista.
d) Correta. A corrida colonial do século XIX, bastante característica do imperialismo europeu e da busca por novos mercados e fontes de matéria-prima e mão-de-obra da Segunda Revolução Industrial, acirrou as tensões entre os países industriais da Europa. Em eventos como a Partilha da África, desenhada na Conferência de Berlim (1884-1885), alguns países levam vantagens sobre outros, tendo lhes sido atribuída uma área de influência e de domínio colonial maior. Esse foi o caso de Inglaterra e França, que obtiveram possessões coloniais em África maiores que países recém-unificados como a Alemanha ou a Itália. Isso leva a rusgas diplomáticas e ambições territoriais maiores, expostas em polêmicas como a questão marroquina - o Marrocos foi dominado pela França com apoio inglês, frustrando ambições alemãs de conquistar a região - e elevando a austeridade diplomática e os desentendimentos entre os países, algo que, adicionado ao nacionalismo crescente da virada do século XIX para o XX, forneceria a cenografia perfeita para que o palco da guerra estivesse montado.
e) Incorreta. A Sociedade das Nações, ou Liga das Nações, foi fundada em 1920, ou seja, após a Primeira Guerra Mundial, não podendo ser relacionada às tensões anteriores ao conflito. Um dos objetivos dessa associação era impedir a eclosão de outro conflito de proporções mundiais como foi a Primeira Grande Guerra, meta essa frustrada com o estouro da Segunda Guerra Mundial, em 1939