No gráfico, cada ponto corresponde à taxa de desemprego e à taxa de inflação de serviços para um determinado mês de um determinado ano entre 2003 e 2017
Brasil: inflação de serviços e taxa de desemprego,
2003-2017
Considerando as características das variáveis e a dispersão dos dados analisados, o gráfico indica
a) |
um panorama positivo, revelado pela linha de inflação de serviços decrescente, que propicia pedidos de ajuda financeira internacional e alimenta a criação de novas empresas
|
b) |
que o desemprego tende a ser maior conforme avançam os anos de maior inflação de serviços, como revela o sentido decrescente da linha pontilhada.
|
c) |
uma redução da inflação de serviços, condição própria dos países em desenvolvimento e capaz de estimular novas contratações.
|
d) |
que uma taxa de desemprego maior, ao gerar menos renda e menor demanda por serviços, tende a reduzir a inflação de serviços.
|
e) |
um cenário de recessão, demonstrado pela tendência ao total desemprego, característica de economias frágeis e voláteis que interrompem a prestação de serviços.
|
Embora exista a possibilidade de exceções, inflação e desemprego tendem a se relacionar de forma inversamente proporcional. Isso se dá porque, em períodos de desemprego baixo, o consumo aumenta e assim pressiona-se pelo aumento da inflação.
É importante ressaltar que esse aumento inflacionário provocado pela demanda ocorre caso a expansão da capacidade produtiva do país se dê num ritmo mais lento do que a expansão do consumo (o que é muito comum acontecer)
a) Incorreta. O gráfico mostra uma queda da inflação no período, porém não há uma situação positiva evidenciada, pois ocorreu um aumento da taxa de desemprego.
b) Incorreta. O período de maior inflação apresentou menor taxa de desemprego. Esse nível de ocupação maior dos trabalhadores favorece o aumento da demanda e, assim, a inflação cresce.
c) Incorreta. O estímulo à geração de empregos está associado ao aumento da demanda (consumo) e a momentos em que a economia do país apresenta taxa de juros menores. Esse aumento da demanda pode, inclusive, propiciar ao crescimento da inflação.
d) Correta. A parte final do gráfico evidencia uma situação bem favorável ao controle de preços no setor de serviços: uma taxa de desemprego elevada que contribui para reduzir significativamente a demanda por uma gama variada de serviços.
e) Incorreta. O gráfico não mostra uma situação de “total desemprego”. No momento em que a taxa de desemprego é maior, ela se aproxima no máximo a 14%.