A natureza predatória do desmatamento da Amazônia mostra-se no fato de que, com seus 750 mil km2 de área desmatada, a região contribui com 14,5% do valor do produto agropecuário brasileiro. São Paulo tem área agrícola de 193 mil km2 e entra com 11,3% da produção nacional.
(Ricardo Abramovay. Amazônia, 2019. Adaptado)
Os dados apresentados no excerto contribuem para colocar em xeque
a) |
o discurso segundo o qual o desmatamento da Amazônia é necessário para o crescimento econômico.
|
b) |
a pretensa vocação agrária brasileira, que apresenta resultados econômicos artificiais.
|
c) |
a concepção de unidade territorial que busca comparar áreas ambientalmente diversas.
|
d) |
a proposta de geração de renda atrelada à preservação da floresta amazônica.
|
e) |
o senso comum sobre a elevada fertilidade do solo paulista.
|
O texto evidencia a desigualdade em termos de capacidade produtiva entre alguns lugares do país. A relevância do estado de São Paulo na participação da produção agropecuária nacional pode ser extrapolada para toda região geoeconômica do Centro-sul.
Essa região foi onde se concentrou o processo de modernização agrícola que foi intensificada no pais a partir da década de 1970 e, por conta disso, a produtividade é elevada, inclusive para padrões mundiais.
Soja, milho, algodão, cana, laranja, café, entre outros, se destacam na produção nacional, sendo que a região Centro-Oeste possui a maior produção de grãos do país
Logo, pode-se afirmar que:
a) Correta. Porque o aumento da produtividade, via uso intensivo de tecnologia, pode aumentar a capacidade de produção sem que haja necessariamente demanda por novas e extensas terras agrícolas e assim se poderia evitar muito desmatamento.
b) Incorreta. Porque o setor agropecuário é bastante relevante para o Brasil, seja em relação à geração de riquezas, empregos (tanto os empregos diretos quanto os indiretos nos setores eerciário e secundário) e também na obtenção de divisas. Por isso urge a necessidade de conciliar os interesses ligados à produção com a necessidade de conservação ambiental.
c) Incorreta. Porque, ao citar os números sobre a dimensão territorial do estado de São Paulo e a sua participação na produção agrícola, o texto aborda a questão do uso da tecnologia empregada em cada local como estratégia de otimizar o uso sustentável do solo, adequando a tecnologia usada às especificidades ambientais do lugar
d) Incorreta. O texto não nega a necessidade de preservação ambiental, muito pelo contrário, evidencia a necessidade de fazê-lo,. porém o texto mostra que é possível produzir em áreas fora da Amazônia, que, aliás, são em geral mais produtivas.. Partindo disso, a alternativa apresenta a ideia de se produzir riquezas a partir de um processo conhecido por 'economia verde', onde se ganha dinheiro mantendo a floresta em pé, seja ganhando por expeculação na bolsa de valores apostando na manutenção das áreas folorestadas, seja ganhando dinheiro pela exploração sustentável dos recursos florestais. Vemos assim que a alternativa não está contemplada diretamente pelo excerto do enunciado, apesar de ser uma afirmação coerente e real face ao uso sustentável da região amazônica.
e) Incorreta. São Paulo possui uma elevada participação na produção agrícola nacional e isso se deve ao uso de soluções tecnológicas para correção de alguns solos de menor fertilidade como também potencializar a exploração das manchas de solos férteis, entre eles, o nitossolo, que apresenta origem vulcânica e se localiza na porção ocidental do estado.