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Questão 55 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 1

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Questão 55

Rousseau (FSH)

Aquele que ousa empreender a instituição de um povo deve sentir-se com capacidade para, por assim dizer, mudar a natureza humana, transformar cada indivíduo, que por si mesmo é um todo perfeito e solitário, em parte de um todo maior, do qual de certo modo esse indivíduo recebe sua vida e seu ser, alterar a constituição do homem para fortificá-la; substituir a existência física e independente, que todos nós recebemos da natureza, por uma existência parcial e moral. Em uma palavra, é preciso que destitua o homem de suas próprias forças para lhe dar outras [...] das quais não possa fazer uso sem socorro alheio.

(Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social, 1978.) 

De acordo com a teoria contratualista de Rousseau, é necessário superar a natureza humana para

 



a)

assegurar a integridade do soberano. 

b)

conservar as desigualdades sociais. 

c)

evitar a guerra de todos contra todos.

d)

promover a efetivação da vontade geral. 

e)

garantir a preservação da vida.

Resolução

A natureza humana é um dos temas clássicos da filosofia, mais propriamente da Antropologia Filosófica, tópico da disciplina que, historicamente, se interligou com tantos outros temas, igualmente clássicos, da filosofia. No caso dessa questão encontramos uma discussão da Antropologia Filosófica com a Filosofia Política, já que o exercício se pauta nas reflexões contratualistas de Jean-Jacques Rousseau, genebrino do século XVIII.

De acordo com Rousseau - e seguindo as interpretações do Professor Maurice Cranston -, podemos considerar a natureza humana, em um primeiro momento, livre e feliz em seu estado de natureza (como "selvagem" e "boa") e, mais tarde, como "incompleta", quase que em busca de sua realização (coisa a ser alcançada na materialização do corpo político).

Essas duas visões sobre a natureza humana, presentes em um mesmo autor, são diferenciadas a partir de duas conhecidas obras: o Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, de 1755, e o Do contrato social, de 1762. Embora as pessoas, de um modo geral, vinculem muito mais Rousseau à "teoria do bom selvagem", enfatizando a valorização do autor às condições de vida de um hipotético estado natural, é bem verdade que, a partir de sua obra de 1762, mencionada acima, Rousseau já não vê com tantos bons olhos, assim, o humano "individual" - como diz o texto -, existente antes de um contrato social.

É nesse sentido que o enunciado pode falar da "necessidade de superação da natureza humana". E, mais ainda, considerando tudo que já disse, é nesse sentido que chegamos à alternativa "D" como alternativa correta. É no corpo político, do pós contrato social, que a natureza humana se realizará, na medida em que deixará para trás a solidão e a incompletude de uma vida natural e conseguirá, com a ajuda de todos, alcançar a efetivação da vontade geral, mecanismo importante do contrato social para, entre outras coisas, evitar a perpetuação de desigualdades (o que nos faz excluir a alternativa "B").

Ademais, as outras alternativas ("A", "C" e "E"), na tentativa de confundir os candidatos, fazem menção a outro autor do debate contratualista moderno, a saber, Thomas Hobbes, e por isso mesmo não poderiam ser alternativas corretas para esse exercício.