Logo UNESP

Questão 60 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 60

Temas da Filosofia

A filosofia não é mais um porto seguro, mas não é, tampouco, um continente de ideias esquecidas que merece ser visitado apenas por curiosidade. Muitas pessoas supõem que a ciência e a tecnologia, especialmente a física e a neurociência, engolirão a filosofia nas próximas décadas, sem saberem que, ao defender esse ponto de vista, estão implicitamente apoiando uma posição filosófica discutível. Certamente, muitas questões da filosofia contemporânea passaram a ser discutidas pelas ciências. Mas há outras, no campo da ética, da política e da religião, cuja discussão ainda engatinha e para as quais a ciência não tem, até agora, fornecido nenhuma solução.

(João de Fernandes Teixeira. Por que estudar filosofia?, 2016.)

De acordo com o texto, a filosofia 

 



a)

mostra-se incapaz de lidar com os dilemas das ciências. 

b)

contribui para os questionamentos e debates científicos. 

c)

impede o progresso científico e tecnológico. 

d)

evita desenvolver pesquisas e estudos em parceria com cientistas.

e)

pretende oferecer respostas absolutas aos problemas da ciência.

Resolução

De acordo com o texto, como pede o enunciado, mas também de acordo com as teorias ou interpretações filosóficas, a filosofia contribui para os questionamentos e debates científicos, na medida em que carrega, no seu bojo, características relacionadas à problematização e discussão de todas as coisas, inclusive as questões da ciência. Nesse viés, somente a alternativa "B" pode ser correta. As demais são incorretas pelos motivos que se seguem:

A alternativa "A" afirma que a filosofia é incapaz de lidar com os dilemas das ciências, na contramão do que diz o texto: "há outras [questões], no campo da ética, da política e da religião, cuja discussão ainda engatinha e para as quais a ciência não tem, até agora, fornecido nenhuma solução".

O item "C" sugere que a filosofia impede o progresso científico e tecnológico, sugestão incongruente com a própria história, que sempre se desenrolou com esses aspectos paralelamente: a filosofia e o progresso. 

Por sua vez, a alternativa "D" nos diz que, segundo o texto, a filosofia evita o desenvolvimento de pesquisas com parcerias de cientistas. Mas, verdade seja dita, como isso seria possível se, no transcorrer dos séculos, a maioria dos filósofos eram cientistas? 

Por fim, a alternativa "E" afirma que a filosofia "pretende oferecer respostas absolutas aos problemas da ciência", como se esquecesse que, desde o seu nascimento, a filosofia luta contra respostas absolutas. E isso continua até os dias de hoje. Respostas absolutas estão no campo da religião, não no campo filosófico.