Logo UNESP

Questão 74 Unesp 2021 - 1ª fase - dia 1

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 74

Lipídios (Química)

Os ácidos biliares são constituídos por moléculas com porções hidrofílicas e hidrofóbicas. Em razão dessas características, esses ácidos, que, nos seres humanos, são produzidos pelo

 

 



a)

fígado, atuam na emulsificação de triglicerídeos. 

 

 

b)

fígado, atuam na emulsificação de açúcares. 

 

 

c)

fígado, atuam na hidrólise de proteínas. 

 

 

d)

pâncreas, atuam na emulsificação de triglicerídeos. 

 

 

e)

pâncreas, atuam na hidrólise de açúcares.

 

Resolução

Moléculas com porções hidrofílicas e hidrofóbicas são aquelas que possuem uma parte da cadeia polar ou com carga, capaz de interagir com a água, e outra parte apolar, que não interage com a água. Esse tipo de molécula também pode ser chamada de anfifílica ou anfipática e são responsáveis por fazer com que dois líquidos imiscíveis, como água e lipídios, se tornem miscíveis num processo de emulsificação, devido à formação de micelas. Os triglicerídeos são um tipo de lipídio.

Em humanos, o fígado é o órgão responsável por produzir a bile, composta por sais biliares, que apresentam esta característica química e auxiliam assim no processo de digestão dos triglicerídeos, pois ao transformar grandes porções de lipídios em gotas muito pequenas, fornecem uma maior área de contato com a água e, assim, uma maior área de ação das lipases, enzimas que digerem os triglicerídeos.

A bile produzida no fígado é armazenada na vesícula biliar, e secretada na presença de alimento gorduroso que estimulou a produção de colecistocinina (CCK) pelo intestino delgado. Este hormônio age sobre a parede da vesícula biliar, induzindo sua contração e consequente liberação de bile na luz intestinal.

O pâncreas é uma glândula mista, com secreção endócrina e exócrina. Sua porção exócrina produz e libera no intestino o suco pancreático, que contém bicarbonato, água e diversas enzimas, inclusive a lipase. Desta forma, a digestão é uma ação conjunta dos dois órgãos (fígado e pâncreas), além das secreções da própria parede intestinal, o suco entérico.

A porção endócrina produz hormônios como insulina e glucagon que não agem na digestão que ocorre no intestino.