Logo ENEM

Questão 93 Enem 2020 - dia 2 - Ciências da natureza e suas tecnologias

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 93

Ciclo do Carbono

Grandes reservatórios de óleo leve de melhor qualidade e que produz petróleo mais fino foram descobertos no litoral brasileiro numa camada denominada pré-sal, formada há 150 milhões de anos.

A utilização desse recurso energético acarreta para o ambiente um desequilibrio no ciclo do



a)

nitrogênio, devido à nitrificação ambiental transformando amônia em nitrito.

b)

nitrogênio, devido ao aumento dos compostos nitrogenados no ambiente terrestre.

c)

carbono, devido ao aumento dos carbonatos dissolvidos no ambiente marinho.

d)

carbono, devido à liberação das cadeias carbônicas aprisionadas abaixo dos sedimentos.

e)

fósforo, devido à liberação dos fosfatos acumulados no ambiente marinho.

Resolução

A camada do pré-sal formou-se na época em que o supercontinente Gondwana se dividiu em duas massas continentais, que formariam futuramente a América do Sul e a África. O estreito formado entre os dois continentes criou um ambiente aquático propício ao acúmulo de matéria orgânica, oriunda da morte de seres vivos planctônicos. Ao longo de milhões de anos, essa matéria orgânica foi soterrada por espessas camadas de sedimento, sendo submetida à pressão e temperatura elevadas e originando, após um longo período, os combustíveis fósseis dos quais somos tão dependentes atualmente: petróleo e gás natural. O depósito de matéria orgânica que mais tarde formaria o petróleo foi coberto, ao longo de milhões de anos, por uma camada espessa de sal. O sal foi formado devido ao intenso processo de evaporação que acontecia nos mares rasos que preenchiam o estreito entre a África e América do Sul, há 110 milhões de anos.

A camada do pré-sal na costa da América do Sul, mais especificamente na costa brasileira, estende-se por 800 km, do litoral do Espírito Santo até o litoral de Santa Catarina. O petróleo armazenado nessa camada se localiza entre 4.000 e 6.000 metros no subsolo, cerca de 200 a 2.000 metros abaixo da camada de sal e em uma profundidade oceânica que varia entre 1.000 e 2.000 metros. Calcula-se que o pré-sal brasileiro detenha cerca de 176 bilhões de barris de petróleo e gás, o que colocaria o Brasil como sexto maior produtor do planeta.

Como o petróleo e o gás natural são formados principalmente por hidrocarbonetos, o carbono orgânico estocado em suas moléculas constituintes pode ser usado como combustível, resultando na liberação de uma grande quantidade de gás carbônico (CO2) para a atmosfera como produto:

CxHy + (x + y/4) O2x CO2 + (y/2) H2O

Todo o carbono que estava armazenado na camada do pré-sal pode ser devolvido à atmosfera por meio da queima (combustão) do petróleo, aumentando de forma crítica a concentração de CO2 atmosférico. Dessa forma, o ciclo do carbono, que descreve como esse elemento é transferido entre os compartimentos bióticos (seres vivos) e abióticos (atmosfera, hidrosfera e litosfera) do nosso planeta, sofreria um desequilíbrio. Esse desequilíbrio ocorreria devido à intensificação do processo de liberação, para a atmosfera, do carbono que estaba armazenado nos hidrocarbonetos do petróleo, que formou gradativamente em rochas sedimentares por milhões de anos.

Como o gás carbônico é um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa, o aumento de sua concentração na atmosfera irá agravar o fenômeno do aquecimento global, provocando ainda mais a elevação das temperaturas médias globais. Além disso, o excesso de CO2 na atmosfera se dissolve nas águas dos mares, causando o fenômeno da acidificação dos oceanos, que resulta na dissolução dos esqueletos calcários de inúmeras espécies de animais marinhos.

a) Incorreta. A combustão de hidrocarbonetos faz parte do ciclo do carbono, uma vez que essas moléculas orgânicas são formadas apenas por carbono e hidrogênio.

b) Incorreta. Como o petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, a combustão completa desses compostos orgânicos resulta na formação de gás carbônico e água, apenas, ou seja, não há liberação de moléculas ricas em nitogênio.

c) Incorreta. A combustão dos hidrocarbonetos presentes no petróleo causa o aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera. O aumento da concentração desse gás provoca a sua maior dissolução na água dos mares, levando à redução do pH do ambiente aquático e, portanto, à diminuição da disponbilidade de carbonatos dissolvidos.

d) Correta. A combustão dos hidrocarbonetos do petróleo encontrado no pré-sal libera o carbono armazenado por milhões de anos em rochas sedimentares da era Mesozoica, interferindo com o ciclo do carbono, já que há rápida liberação de CO2 para atmosfera, por meio da combustão.

e) Incorreta. Os hidrocarbonetos presentes no petróleo não contêm compostos ricos em fósforo, de modo que a combustão do petróleo e do gás natural não resulta na liberação de fosfatos.