Logo ENEM

Questão 97 Enem 2020 - dia 2 - Ciências da natureza e suas tecnologias

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 97

Morfologia (Artrópoda)

Aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros são representantes da classe dos Aracnídeos. Esses animais são terrestres em sua grande maioria e ocupam os mais variados hábitats, tais como montanhas altas, pântanos, desertos e solos arenosos. Podem ter sido os primeiros representantes do filo Arthropoda a habitar a terra seca.

A característica que justifica o sucesso adaptativo desse grupo na ocupação do ambiente terrestre é a presença de



a)

queliceras e pedipalpos que coordenam o movimento corporal.

b)

excreção de ácido úrico que confere estabilidade ao pH corporal.

c)

exoesqueleto constituído de quitina que auxilia no controle hidrico corporal.

d)

circulação sanguínea aberta que impede a desidratação dos tecidos corporais.

e)

sistema nervoso ganglionar que promove a coordenação central do movimento corporal.

Resolução

Os animais citados são pertencentes ao filo dos Artrópodes, um grupo com seres vivos dotados de exoesqueleto e apêndices articulados, seus corpos apresentam a metameria, fenômeno que consiste em repetições de unidades morfológicas e fisiológicas ao longo do eixo longitudinal do corpo. Além da metameria, também verificamos a tagmose, que consiste na fusão de metâmeros, formando grandes blocos corporais (denominados tagmas) especializados nas diversas funções de um organismo.

Imagem: Amabis, José Mariano. Fundamentos da Biologia moderna. 5. ed.  São Paulo: Moderna: 2018.

Nos Aracnídeos, grupo exemplificado na questão, existem dois tagmas, o cefalotórax e o abdômen. Os apêndices, como as quelíceras, pedipalpos e patas estão inseridos no cefalotórax.

Imagem: Amabis, José Mariano. Fundamentos da Biologia moderna. 5. ed.  São Paulo: Moderna: 2018.

O sucesso adaptativo de um grupo de animais pode depender de um conjunto de características, podendo ser de natureza morfológica, fisiológica ou comportamental. Julgaremos abaixo quais das características possuem relação com o sucesso adaptativo no âmbito da ocupação do ambiente terrestre.

a) Incorreta. As quelíceras são estruturas inoculadoras de veneno, e os pedipalpos são estruturas relacionadas com a sensibilidade tátil e com a reprodução, desempenhando um papel na transferência dos espermatozoides do macho para o poro genital da fêmea. Embora sejam estruturas fundamentais para a alimentação e reprodução, não estão diretamente ligados ao sucesso adaptativo no ambiente terrestre.

b) Incorreta. A excreção de ácido úrico, por meio dos túbulos de Malpighi, é importante para a eliminação das excretas, uma função fisiológica importante nos animais. O tipo de excreta citado, que é atóxica e exige pouca quantidade de água para a eliminação poderia ter sido citado como uma forma de economia de água, fator relevante para a sobrevivência em ambientes de maior escassez desse recurso, porém a alternativa é invalidada pela justificativa, a regulação do pH corporal não tem relação direta com o sucesso no ambiente terrestre, já que todos os animais precisam desse tipo de regulação, independente do ambiente que habitam.

c) Correta. O exoesqueleto é constituído por quitina, um polissacarídeo estrutural e protetor que aliado a presença de ceras, promove impermeabilização que atua de forma a evitar a perda de água para o ambiente. Essa característica é marcante no grupo e permite a colonização de uma ampla variedade de ambientes, incluindo os mais secos.

d) Incorreta. Embora o sistema circulatório de todos os artrópodes seja do tipo aberto (também chamado de lacunar), essa característica não tem relação com a prevenção da desidratação.

e) Incorreta. Todos os artrópodes, incluindo os aracnídeos, possuem sistema nervoso ganglionar, caracterizado pela presença de um par de gânglios cerebrais, um anel periesofágico e uma cadeia ganglionar ventral.  Esse sistema é importante para a coordenação da movimentação do animal, algo importante para a locomoção. Os pares de gânglios ventrais possuem uma função importante no controle dos apêndices, fazendo com que o controle não seja realizado restritamente pelos gânglios cerebroides. Embora a presença de sistema nervoso seja importante, não foi decisivo para a conquista terrestre, há outros filos com representantes com sistema nervoso ganglionar que não são de ambiente terrestre, portanto, essa característica não foi fundamental na conquista em questão.