O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de , (massa molar igual a ) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a ), emitem uma média de 2,6 mol de , por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de , por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação de combustão do etanol pode ser representada pela equação química:
Foram analisadas as emissões de , envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km.
CHIARADIA, C.A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro. Guaratingueta: Unesp. 2015 (adaptado).
A quantidade equivalente de etanol economizada, em quilograma, com o uso do veículo elétrico nesse trajeto, é mais próxima de
a) |
50. |
b) |
60. |
c) |
95. |
d) |
99. |
e) |
120. |
Cálculo da redução (R) de emissão de dióxido de carbono () do veículo tradicional (etanol) para o elétrico:
Cálculo da quantidade de matéria (n) de dióxido de carbono () no trajeto de 1000 km:
Massa molar (M) do etanol () = (indicada no enunciado)
Cálculo da massa (m) de etanol economizada na liberação de de CO2: