Logo ENEM

Questão 111 Enem 2020 - dia 2 - Ciências da natureza e suas tecnologias

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 111

Poluição e degradação (Oceanos e Mares)

O dióxido de carbono passa para o estado sólido (gelo seco) a -78 °C e retorna ao estado gasoso à temperatura ambiente. O gás é facilmente solubilizado em água, capaz de absorver radiação infravermelha da superfície da terra e não conduz eletricidade. Ele é utilizado como matéria-prima para a fotossíntese até o limite de saturação. Após a fixação pelos organismos autotróficos, o gás retorna ao meio ambiente pela respiração aeróbica, fermentação, decomposição ou por resíduos industriais, queima de combustíveis fósseis e queimadas. Apesar da sua importância ecológica, seu excesso causa perturbações no equilíbrio ambiental.

Considerando as propriedades descritas, o aumento atmosférico da substância afetará os organismos aquáticos em razão da



a)

redução do potencial hidrogeniônico da água.

b)

restrição da aerobiose pelo excesso de poluentes.

c)

diminuição da emissão de oxigênio pelos autótrofos.

d)

limitação de transferência de energia entre os seres vivos.

e)

retração dos oceanos pelo congelamento do gás nos polos.

Resolução

Os processos que devolvem carbono para a atmosfera, sob a forma de gás carbônico (CO2) são:

  • Respiração aeróbica, realizada pela maioria das espécies de seres vivos atuais.
  • Decomposição, realizada por bactérias que se alimentam de matéria orgânica morta.
  • Fermentação, realizada por diversas espécies de bactérias, arqueias, fungos e animais.
  • Combustão, que ocorre nas queimadas e na queima dos combustíveis fósseis.
  • Intemperismo, realizado por fatores físicos, químicos e biológicos, resultando na degradação das rochas sedimentares, como o calcário.

Dentre todos esses processos, aquele que mais interfere com o equilíbrio dos ecossistemas, alterando drasticamente o ciclo do carbono, é a combustão, em especial a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural). Conforme o uso desses combustíveis para a geração de energia aumenta, a quantidade de gás carbônico despejada na atmosfera terrestre se eleva, resultando na intensificação do efeito estufa.

O efeito estufa é um fenômeno natural, responsável pela manutenção das temperaturas amenas da Terra por meio da absorção, pela atmosfera, da radiação infravermelha liberada pela superfície e sua devolução para o planeta, impedindo que ela seja perdida para o espaço. Porém, como o CO2 é um gás estufa, o aumento de sua concentração atmosférica intensifica esse processo, de modo que uma grande quantidade da energia que seria dissipada para o espaço fica presa na superfície terrestre. Assim, as temperaturas médias globais tendem a aumentar, trazendo uma série de consequências ambientais catastróficas.

Outra consequência do aporte desenfreado de CO2 para a atmosfera é a difusão desse gás para o ambiente aquático, onde ele reage com moléculas de água, formando ácido carbônico. Como esse ácido é instável, ele sofre ionização, liberando íons hidrogênio (H+) e íons bicarbonato (HCO3-) como produtos, conforme a reação representada abaixo:

CO2 + H2O ⇌ H2CO3 ⇌ H+ + HCO3-

Como o aumento da concentração de CO2 desloca o equilíbrio para a direita, a concentração de H+ tende a aumentar e, portanto, o potencial hidrogeniônico (pH) das águas dos mares e oceanos tende a diminuir, tornando-se mais ácido (acidificação dos oceanos). Consequentemente, essa redução do pH da água salgada interfere no processo de formação dos esqueletos calcários de diversas espécies de animais marinhos (poríferos, cnidários, crustáceos, equinodermos, entre outros), bem como dissolve os esqueletos já formados.

a) Correta. A queima de combustíveis fósseis provoca o aumento da concentração de CO2 na atmosfera, gás que se dissolve na água dos mares, reagindo com moléculas de água e formando ácido carbônico. Esse ácido libera H+ quando ionizado, contribuindo para a redução do pH das águas marinhas.

b) Incorreta. O aumento da concentração de CO2 na atmosfera, gás não poluente, não interfere com processos aeróbicos.

c) Incorreta. O aumento da concentração de CO2 na atmosfera não diminui a taxa de fotossíntese realizada por organismos autótrofos. Pelo contrário, a taxa de fotossíntese e a consequente liberação de oxigênio serão maiores em um ambiente mais rico em CO2.

d) Incorreta. O aumento da concentração de CO2 na atmosfera não interfere diretamente nos processos de transferência de energia nas cadeias alimentares.

e) Incorreta. A temperatura na qual o CO2 congela é extremamente baixa (-78 °C), de forma que esse gás não tende a congelar nos polos.