Plantas pioneiras são as que iniciam o processo natural de cicatrização de uma área desprovida de vegetação. Em geral, têm pequeno porte e crescem muito rápido, desenvolvem-se a pleno sol e são pouco exigentes quanto às condições do solo. Produzem grande quantidade de sementes e possuem ciclo de vida curto.
BLUM, C. T. Lista preliminar de espécies vegetais pioneiras nativas do Paraná - versão
2008. Disponivel em: www.chaua.org.br. Acesso em: 10 fev.2015.
Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no solo,
a) |
aumento da incidência de luz solar.
|
b) |
diminuição da absorção de água.
|
c) |
estabilização da umidade.
|
d) |
elevação de temperatura.
|
e) |
liberação de oxigênio.
|
A sucessão ecológica é o processo de alteração da composição de espécies da comunidade biológica ao longo do tempo, em virtude de transformações físicas, químicas e biológicas que se sucedem no ambiente. A sucessão pode ser dividida em dois tipos:
As primeiras espécies de plantas a se estabelecerem em uma área recém-perturbada, no início do processo de sucessão ecológica, são chamadas de plantas pioneiras (como samambaias, gramíneas, plantas anuais, entre outras) e a comunidade biológica é conhecida como ecese. Elas são muito diferentes das espécies que se estabelecem ao final do processo de sucessão, chamadas de tardias, pois as primeiras espécies são as únicas que conseguem sobreviver nas condições abióticas árduas resultantes de uma perturbação.
Dentre as principais características as espécies pioneiras, destacam-se as seguintes:
Uma importante característica das plantas pioneiras é a sua capacidade de alterar o ambiente físico onde vivem, tornando as condições abióticas mais propícias à colonização por espécies de etapas posteriores do processo de sucessão ecológica. Esse fenômeno é conhecido como facilitação e envolve os seguintes processos:
As espécies pioneiras não persistem indefinidamente na comunidade. Conforme elas alteram o ambiente físico onde vivem, as espécies pioneiras vão sendo gradativamente substituídas por outras espécies, melhores competidoras, que conseguem sobreviver melhor no local após as modificações realizadas pelas espécies pioneiras.
a) Incorreta. As espécies pioneiras reduzem a incidência de luz sobre o solo, ou seja, elas promovem o sombreamento necessário à germinação das sementes de espécies que virão depois ao longo do processo de sucessão.
b) Incorreta. Quando as espécies pioneiras morrem e se decompõem, elas acrescentam nutrientes ao solo. A matéria orgânica acumulada tende a reter água, de forma que se aumenta a capacidade do solo em absorver água.
c) Correta. O aumento da quantidade de matéria orgânica no solo após a colonização do ambiente pelas espécies pioneiras promove o aumento e a manutenção da umidade.
d) Incorreta. As espécies pioneiras tendem a deixar o ambiente mais ameno, reduzindo a variação de temperatura.
e) Incorreta. As plantas pioneiras não liberam oxigênio no solo, uma vez que a fotossíntese é realizada pelas folhas, órgãos do sistema caulinar, localizado acima do solo.