Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiência climática EC (índice que fornece o comportamento do pneu em uso, dependendo do clima) é apresentado:
O coeficiente de rendimento climático (CRC) de um pneu é calculado como a soma dos produtos dos fatores de EC, com ou sem chuva, pelas correspondentes probabilidades de se ter tais condições climáticas: ele é utilizado para determinar qual pneu deve ser selecionado para uma dada corrida, escolhendo-se o pneu que apresentar o maior CRC naquele dia. No dia de certa corrida, a probabilidade de chover era de 70% e o chefe da equipe calculou o CRC de cada um dos cinco tipos de pneu.
O pneu escolhido foi
a) |
I. |
b) |
II. |
c) |
III. |
d) |
IV. |
e) |
V. |
Sabendo que a probabilidade de chover no dia da corrida era de 70%, então, a probabilidade de não chover nesse dia é de 30%.
Sendo assim, para calcular o coeficiente de rendimento climático (CRC) de um tipo de pneu, multiplicamos sua eficiência climática (EC) com chuva por , sua EC sem chuva por e somamos os valores obtidos.
Temos então:
Com base nos dados do CRC de cada pneu, o chefe da equipe escolheu o pneu para a corrida.