Em um jogo desenvolvido para uso no computador, objetos tridimensionais vão descendo do alto da tela até alcançarem o plano da base. O usuário pode mover ou girar cada objeto durante sua descida para posicioná-lo convenientemente no plano horizontal. Um desses objetos é formado pela justaposição de quatro cubos idênticos, formando assim um sólido rígido, como ilustrado na figura.
Para facilitar a movimentação do objeto pelo usuário, o programa projeta ortogonalmente esse sólido em três planos quadriculados perpendiculares entre si, durante sua descida.
A figura que apresenta uma possível posição desse sólido, com suas respectivas projeções ortogonais sobre os três planos citados, durante sua descida é
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d) |
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Fazendo as projeções das faces em cada plano vamos encontrar:
Projeção lateral:
Projeção frontal:
Projeção superior:
As três projeções juntas geram a seguinte imagem:
Observe que as projeções devem estar alinhadas com as faces do sólido (o que nos faz descartar as alternativas (a) e (b)). A única alternativa que possui esse alinhamento e tem as projeções corretas é a alternativa E.