Logo ENEM

Questão 4 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 4

Modal Notes / Leaflets

Disponivel em: https://sites.psu.edu. Acesso em 12 jun. 2018.

Os recursos usados nesse poster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de



a)

criticar o tipo de tratamento dado à mulher.

b)

rever o desempenho da mulher no trabalho.

c)

questionar a sobrecarga de atribuições da mulher.

d)

analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher.

e)

censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras.

Resolução

No pôster temos a imagem de uma mulher com uma tarja branca em sua boca representando uma busca no google:

Women shouldn´t  I

Women shouldn´t have rights

Women shouldn´t vote

Women shouldn´t work

Women shouldn´t box

 

Traduzindo:

As mulheres não deveriam

As mulheres não deveriam ter direitos.

As mulheres não deveriam votar.

As mulheres não deveriam trabalhar.

As mulheres não deveriam lutar.

 

E logo abaixo a frase:

Women shouldn´t suffer from discrimination anymore

As mulheres não deveriam mais sofrer discriminação.

 

A ONU Mulheres, um grupo de membros da ONU que se concentram apenas nos direitos das mulheres, queria destacar a grande questão global da igualdade de gênero, criando uma poderosa campanha publicitária que teve um grande impacto.

Os cartazes são uma declaração de como a idade moderna se sente verdadeiramente sobre as mulheres, através do uso de termos populares de pesquisa do Google para mulheres, que são fortemente machistas e discriminantes.

Temas como:

As mulheres não deveriam...

As mulheres não podem...

As mulheres não devem... 

Percceba que a caixa de busca está estratégicamente colocadas sobre a boca da mulher como se fosse uma mordaça, mostrando a maneira que as mulheres são tolidas, sem direito de expressar suas opiniões.

 

a) Correta. Os recursos usados nesse pôster levam o leitor a refletir sobre a necessidade de criticar o tipo de tratamento dado à mulher, pois o que temos hoje são pessoas afirmando que as mulheres não deveriam ter direitos, não deveriam votar, não deveriam trabalhar e nem deveriam lutar por seus direitos. O pôster nos mostra mulheres sendo amordaçadas por ideais machistas e discriminatórios.

b) Incorreta. O intuito deste pôster não é o de rever o desempenho da mulher no trabalho. Na verdade, o pôster faz uma crítica às pessoas que acham que as mulheres não deveriam trabalhar.

c) Incorreta. A divulgação desta campanha não leva o leitor a refletir sobre a sobrecarga de atribuições da mulher. O pôster quer trazer uma discussão sobre a mulher ter direito de ter as mesmas atribuições que os homens. 

d) Incorreta. O pôster mostra uma tarja branca, que é uma caixa de pesquisas, sobre a boca da mulher, representando uma mulher amordaçada, sem direito de se expressar. O pôster tenta trazer uma crítica às pesquisas acerca das mulheres usando palavras como shouldn´t = não deveriam, e have rights = ter direitos, work = trabalhar... mostrando o que as pessoas acham que as mulheres não deveriam fazer. O propósito da campanha não é o de analisar as pesquisas acerca dos direitos da mulher, e sim de analisar as pesquisas machistas e discriminatórias em relação às mulheres.

e) Incorreta. O propósito do pôster não é o de censurar a mulher pelo uso de determinadas palavras, na verdade o pôster traz uma mulher censurada, sem o direito de se expressar.