LUTA: prática corporal imprevisível, caracterizada por determinado estado de contato proposital, que possibilita a duas ou mais pessoas se enfrentarem numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, regida por regras, com o objetivo mútuo sobre um alvo móvel personificado no oponente.
GOMES, M. S.P. et al. Ensino das lutas: dos principios condicionais aos grupos situacionais.
Movimento, n. 2, abr.-jun. 2010 (adaptado).
De acordo com o texto, podemos identificar uma abordagem das lutas nas aulas de educação física quando o professor realiza uma proposta envolvendo
a) |
contato corporal intenso entre o aluno e seu oponente.
|
b) |
contenda entre os alunos que se agridem fisicamente.
|
c) |
confronto corporal em que os vencedores são previamente identificados.
|
d) |
combate corporal intencional com ações regulamentadas entre os oponentes.
|
e) |
conflito resolvido pelos alunos por meio de regras previamente estabelecidas.
|
a) Incorreta. Embora o texto defina a luta como o enfrentamento de duas ou mais pessoas “numa constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas”, a mera menção a um “contato corporal intenso” é insuficiente para caracterizar uma luta segundo o postulado pelo autor. Para isso, é essencial que esse contato físico seja regido por regras.
b) Incorreta. O confronto físico da luta é regido por regras, logo, não é possível sustentar que haja agressão física, caracterizada por uma ação que tem o intuito de ferir.
c) Incorreta. Os vencedores não são previamente identificados, uma vez que a luta é uma “prática corporal imprevisível”.
d) Correta. Segundo o autor, a luta é caracterizada como um combate corporal intenso e intencional. Nela, as ações são regulamentadas entre os oponentes por meio de regras preestabelecidas.
e) Incorreta. A luta, enquanto modalidade esportiva, não é usada para a resolução de conflitos.