O senhor pensa que eu tenho alguma fábrica de dinheiro? (O diretor diz essas coisas a ele, mas olha para todos como quem quer dar uma explicação a todos. Todas as caras sorriem.) Quando seu filho esteve doente, eu o ajudei como pude. Não me peça mais nada. Não me encarregue de pagar as suas contas: já tenho as minhas, e é o que me basta... (Risos.)
O diretor tem o rosto escanhoado, a camisa limpa. A palavra possui um tom educado, de pessoa que convive com gente inteligente, causeuse. O rosto do Dr. Rist resplandece, vermelho e glabro. Um que outro tem os olhos no chão, a atitude discreta.
Naziazeno espera que ele lhe dê as costas, vá reatar a palestra interrompida, aquelas observações sobre a questão social, comunismo e integralismo.
MACHADO, D. Os ratos. São Paulo: Circulo do Livro, s/d.
A ficção modernista explorou tipos humanos em situação de conflito social. No fragmento do romancista gaúcho, esse conflito revela a
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sujeição moral amplificada pela pobreza.
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b) |
crise econômica em expansão nas cidades.
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falta de diálogo entre patrões e empregados.
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perspicácia marcada pela formação intelectual.
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tensão política gerada pelas ideologias vigentes.
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a) Correta. No excerto, ocorre um diálogo entre o diretor e seu subordinado. Nessa situação, algumas descrições evidenciam a superioridade social do diretor: ele tem um rosto escanhoado, camisa limpa, um tom educado, de pessoa que convive com gente inteligente. A fala desse personagem, dirigida a um subordinado, evidencia o conflito social que perpassa a situação representada. Ele expõe e humilha o empregado, dizendo que não tinha uma fábrica de dinheiro, declara que o havia ajudado quando o filho estava doente, debocha dizendo que não podia pagar as contas do outro e o proíbe de lhe pedir dinheiro emprestado. Assim, a condição de pobreza do subordinado amplifica sua submissão moral e econômica diante da figura do diretor.
b) Incorreta. O texto focaliza a relação entre o diretor e seu subordinado. Nessa situação, não há qualquer menção à crise econômica em expansão nas cidades.
c) Incorreta. O trecho retratado apresenta uma situação comunicativa entre o patrão e o empregado, em que se verifica o exercício do poder do primeiro a partir do uso da linguagem. Dessa forma, o móvel do conflito é o desnível econômico e social, e não a ausência de diálogo.
d) Incorreta. A formação intelectual do diretor faz com que ele seja perspicaz para manipular a situação a seu favor, entretanto, o conflito retratado evidencia as condições desiguais presentes naquele meio social.
e) Incorreta. Embora sejam mencionadas, as ideologias vigentes na época não são a causa do conflito que ocorre na cena. As condições de trabalho parecem estar, de fato, na base da discussão entre patrão e empregado.