Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sedentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.
FINCO, M. D.REATEGUI, E. B.: ZARO, M. A. Laboratório de exergames: um espaço
complementar para as aulas de educação física Movimento, n. 3, 2015 (adaptado).
Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)
a) |
exercitação física, promovendo a saúde.
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b) |
vivência de exercícios físicos sistemáticos.
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c) |
envolvimento com atividades físicas ao longo da vida.
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d) |
jogo por meio de comandos fornecidos pelo videogame.
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e) |
disputa entre jogadores, contribuindo para o individualismo.
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a) Correta. O texto afirma que o uso dos exergames tem como efeito positivo a promoção de um “estilo de vida menos sedentário”, portanto mais saudável, pois incentiva a prática de atividade física.
b) Incorreta. Apesar de os exergames contribuírem para a realização da prática de atividade física, segundo o texto, eles “não motivam a longo prazo a prática permanente" de tais atividades, como sugere o uso do termo "sistemáticos".
c) Incorreta. Diferente da vivência real das atividades físicas, os exergames não motivam a continuidade da prática, como expresso no trecho “os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.”.
d) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, o jogo ocorre por meio dos comandos do corpo.
e) Incorreta. Um dos benefícios do exergames é a “interação entre os jogadores, reduzindo o isolamento social”, o que pode auxilia na diminuição de um comportamento individualista.