Logo ENEM

Questão 45 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 45

Pressupostos e Subentendidos

Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sedentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas. 

FINCO, M. D.REATEGUI, E. B.: ZARO, M. A. Laboratório de exergames: um espaço

complementar para as aulas de educação física Movimento, n. 3, 2015 (adaptado). 

Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)



a)

exercitação física, promovendo a saúde.

 

b)

vivência de exercícios físicos sistemáticos.

 

 

c)

envolvimento com atividades físicas ao longo da vida. 

 

 

d)

jogo por meio de comandos fornecidos pelo videogame. 

 

 

e)

disputa entre jogadores, contribuindo para o individualismo.

 

Resolução

a) Correta. O texto afirma que o uso dos exergames tem como efeito positivo a promoção de um “estilo de vida menos sedentário”, portanto mais saudável, pois incentiva a prática de atividade física.

b) Incorreta. Apesar de os exergames contribuírem para a realização da prática de atividade física, segundo o texto, eles “não motivam a longo prazo a prática permanente" de tais atividades, como sugere o uso do termo "sistemáticos".

c) Incorreta. Diferente da vivência real das atividades físicas, os exergames não motivam a continuidade da prática, como expresso no trecho “os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.”.

d) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, o jogo ocorre por meio dos comandos do corpo.

e) Incorreta. Um dos benefícios do exergames é a “interação entre os jogadores, reduzindo o isolamento social”, o que pode auxilia na diminuição de um comportamento individualista.