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Questão 46 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 46

Redes de transporte no Brasil

   

    

O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos materiais e imateriais, a crescente articulação com as escolas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como uma nova regularização específica.

LIMA, R.C.; PENNA, N.A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26, fev. 2016.

O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das hidrovias se deu como respostas ao(à)



a)

alteração da matriz econômica.

b)

substituição do modal hidroviário.

c)

retração do contingente demográfico.

d)

projeção do escoamento produtivo.

e)

estagnação de lavouras policultoras.

Resolução

a) Incorreta. A matriz econômica brasileira foi historicamente pautada, desde o período colonial, na produção de mercadorias do setor primário, sobretudo de produtos agrícolas voltados à exportação. Nos dias atuais, ainda é possível observar tal dinâmica econômica a partir de áreas produtoras de todo o país, mas com maior destaque para a produção de grãos no Centro-Oeste. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2020 a previsão da safra de soja, principal produto exportado pelo país, é de cerca de 135 milhões de toneladas, o que indica novo recorde produtivo e manutenção de uma matriz econômica de relevância para atividades agropecuárias.

b) Incorreta.  Embora nos anos 2000 tenham ocorrido investimentos nesse setor, o modal hidroviário foi e ainda é pouco representativo para deslocamento de carga no território nacional frente ao modal rodoviário. Exemplo disso é que, segundo dados do Ministério de Infraestrura (que abriga a estrutura do antigo Ministério dos Transportes), o modal rodoviário representa cerca de 60% de todo o transporte de carga no Brasil, enquanto o hidroviário apenas 13%. Dessa forma, não houve substituição do modal hidroviário, mas a manutenção de um modelo que prioriza o rodoviarismo desde a metade do século XX.

c) Incorreta. O contingente demográfico aumentou nas últimas décadas e sua retração justificaria redução das rodovias no território e não expansão como o enunciado exige.

d) Correta. O mapa apresentado demonstra a existência de rodovias longitudinais, diagonais e radiais que perpassam a região Centro-Oeste do país, conectando áreas produtivas do interior do território a centros consumidores e portos exportadores do Sudeste (como Santos-SP) e Norte (como Itacoatiara-AM e Santarém-PA). Tal realidade decorre da expansão produtiva do agronegócio exportador no país, fenômeno que exige "crescente articulação com as escalas que vão do local ao global", como o texto aborda, obrigando o Estado a investir na construção de infraestruturas capazes de escoar tal produção.

e) Incorreta. A expansão da produção de mercadorias agrícolas (tanto em monoculturas quanto em policulturas) no território em áreas interioranas do Brasil, como a região Centro-Oeste, foram motivos que justificaram a expansão das rodovias como forma de locomoção de produtos agropecuários em direção aos principais centros consumidores do Sudeste e Sul e aos portos exportadores.