O conjunto representado pelo agronegócio demanda condições específicas que passam a ser exigidas dos territórios. Como há uma elevação da formação de fluxos materiais e imateriais, a crescente articulação com as escolas que vão do local ao global terminam por pressionar o Estado visando uma instalação no território de fixos diversos, bem como uma nova regularização específica.
LIMA, R.C.; PENNA, N.A. A logística de transportes do agronegócio em Mato Grosso (Brasil). Confins, n. 26, fev. 2016.
O mapa e o texto se complementam indicando que a expansão das hidrovias se deu como respostas ao(à)
a) |
alteração da matriz econômica. |
b) |
substituição do modal hidroviário. |
c) |
retração do contingente demográfico. |
d) |
projeção do escoamento produtivo. |
e) |
estagnação de lavouras policultoras. |
a) Incorreta. A matriz econômica brasileira foi historicamente pautada, desde o período colonial, na produção de mercadorias do setor primário, sobretudo de produtos agrícolas voltados à exportação. Nos dias atuais, ainda é possível observar tal dinâmica econômica a partir de áreas produtoras de todo o país, mas com maior destaque para a produção de grãos no Centro-Oeste. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2020 a previsão da safra de soja, principal produto exportado pelo país, é de cerca de 135 milhões de toneladas, o que indica novo recorde produtivo e manutenção de uma matriz econômica de relevância para atividades agropecuárias.
b) Incorreta. Embora nos anos 2000 tenham ocorrido investimentos nesse setor, o modal hidroviário foi e ainda é pouco representativo para deslocamento de carga no território nacional frente ao modal rodoviário. Exemplo disso é que, segundo dados do Ministério de Infraestrura (que abriga a estrutura do antigo Ministério dos Transportes), o modal rodoviário representa cerca de 60% de todo o transporte de carga no Brasil, enquanto o hidroviário apenas 13%. Dessa forma, não houve substituição do modal hidroviário, mas a manutenção de um modelo que prioriza o rodoviarismo desde a metade do século XX.
c) Incorreta. O contingente demográfico aumentou nas últimas décadas e sua retração justificaria redução das rodovias no território e não expansão como o enunciado exige.
d) Correta. O mapa apresentado demonstra a existência de rodovias longitudinais, diagonais e radiais que perpassam a região Centro-Oeste do país, conectando áreas produtivas do interior do território a centros consumidores e portos exportadores do Sudeste (como Santos-SP) e Norte (como Itacoatiara-AM e Santarém-PA). Tal realidade decorre da expansão produtiva do agronegócio exportador no país, fenômeno que exige "crescente articulação com as escalas que vão do local ao global", como o texto aborda, obrigando o Estado a investir na construção de infraestruturas capazes de escoar tal produção.
e) Incorreta. A expansão da produção de mercadorias agrícolas (tanto em monoculturas quanto em policulturas) no território em áreas interioranas do Brasil, como a região Centro-Oeste, foram motivos que justificaram a expansão das rodovias como forma de locomoção de produtos agropecuários em direção aos principais centros consumidores do Sudeste e Sul e aos portos exportadores.