Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativistas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com a participação popular.
ALMEIDA, M. W. B. Direito à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas.
Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 55, 2004.
De acordo com o texto a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre
a) |
crescimento econômico e migração de trabalhadores. |
b) |
produção de borracha e escassez de recursos naturais. |
c) |
reinvidicação de terra e preservação de mata nativa. |
d) |
incentivo governamental e conservação de territórios. |
e) |
modernização de plantio e comércio de látex. |
O movimento dos seringueiros amazônicos se iniciou na década de 1970 sob liderança de Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, que figurou na defesa da floresta amazônica uma vez que ocupavam e utilizavam, de maneira não predatória, recursos advindos da vegetação nativa para obtenção do látex, matéria-prima da borracha. Ele empregou formas de luta camponesa que, por sua originalidade e representatividade, deram aos movimentos de seringueiros uma repercussão ampla, de caráter nacional e com capacidade para pressionar o Estado com reivindicações, como a criação de reservas extrativistas e garantia de legitimidade sobre os terrenos dos seringais, diante das constantes ameaças impostas e interesses por parte fazendeiros no Acre e em outras áreas do oeste da Amazônia. Chico Mendes foi assassinado em 1988, mas sua luta permanece até atualmente como mensagem de proteção ambiental e justiça social para populações indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia.
Diante do exposto, pode-se afirmar que:
a) Incorreta. O texto não menciona a questão do crescimento econômico como fator atrelado a maior visibilidade dos seringueiros. Também não há menção à migração de trabalhadores em direção às áreas dos seringais, embora ela tenha ocorrido no início do século XX, levando nordestinos a se dirigirem à Amazônia Ocidental para tal empreitada.
b) Incorreta. A atividade nos seringais consiste justamente na extração do látex encontrado nas seringueiras da Amazônia, árvores que contêm tal líquido a partir do qual é possível obter a matéria-prima para fabricação da borracha. Dessa forma, embora a produção da borracha natural tenha dado visibilidade à atividade dos seringueiros, não há escassez de recursos naturais relacionada a tal atividade.
c) Correta. O movimento dos seringueiros foi responsável por lutas que garantiram demarcação de terras exploradas em áreas da Amazônia, ao mesmo tempo em que asseguraram a manutenção da vegetação nativa local - essencial para sua atividade - diante das ameaças de fazendeiros e grileiros. Segundo informações da Fundação Joaquim Nabuco, "os trabalhadores dos seringais foram responsáveis por muitas manifestações políticas em vários municípios do Acre. Eles queriam conseguir do governo federal não apenas o reconhecimento oficial das reservas extrativas, mas também que as condições para execução desse trabalho fossem definidas e caracterizadas"1. Dessa forma, o movimento dos trabalhadores seringueiros foi importante para garantir o direito à terra e, ao mesmo tempo, a preservação de recursos naturais fundamentais às populações da Amazônia.
d) Incorreta. Não houve, de forma deliberada, incentivos governamentais que favoreciam os seringueiros, mas estes tiveram que, por meio de suas reivindicações e manifestações, exigir atenção maior por parte do Estado para que este proporcionasse segurança e desenvolvimento dos seringais, algo não realizado em muitos casos, como no assassinato do líder Chico Mendes.
e) Incorreta. Embora o comércio do látex tenha sido intenso no início do século XX, momento de grande visibilidade de tal produto por ser matéria-prima para produção de borracha usada pela indústria automobilística, a atividade de extração da borracha natural no seringais utilizava técnicas tradicionais e não modernizadas, o que invalida a alternativa.
1 - Fonte: ANDRADE, Maria do Carmo. Seringueiros. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/ - Acesso 18/01/2021