Logo ENEM

Questão 56 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 56

Regionalização Globalização

    A Divisão Internacional do Trabalho significa que alguns países se especializam em ganhar e outros, em perder. Nossa comarca no mundo, que hoje chamamos América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se aventuraram pelos mares e lhe cravaram os dentes na garganta. Passaram-se os séculos e a América Latina aprimorou suas funções.

GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Escrito na década de 1970, o texto considera a participação da América Latina na Divisão Internacional do Trabalho marcada pela



a)

produção inovadora de padrões de tecnologia.

b)

superação paulatina do caráter agroexportador.

c)

apropriação imperalista dos recursos terriotoriais.

d)

valorização econômica dos saberes tradicionais.

e)

dependência externa do suprimento de alimentos.

Resolução

A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) indica especialização produtiva de um país, ou seja, qual ou quais produtos são produzidos em cada nação. Essa especialização reflete as limitações e características econômicas, sociais, naturais e tecnológicas dos países. A primeira DIT, durante a fase do Capitalismo Comercial, mostrava um mundo que estava dividido em dois grupos: fornecedores de matéria-prima e fornecedores de produtos manufaturados. A Revolução Industrial consolidou essa divisão, pois naquele momento havia países industrializados e países provedores de produtos primários no cenário internacional. Após 1945, as inovações tecnológicas e a descentralização de parte da produção industrial em direção aos países em desenvolvimento permitiram a emergência de uma nova DIT, na qual alguns países da periferia do sistema passaram a exportar produtos industriais, embora tais produtos fossem de menor valor e intensidade tecnológica quando comparados aos produtos industriais dos países desenvolvidos.

Dito isso, pode-se considerar que:

a) Incorreta. Sobre a produção de inovações tecnológicas, a América Latina ocupa um papel de pouca relevância no cenário mundial. Historicamente, a sub-região é marcada pela dependência tecnológica em relação aos centros mais dinâmicos do sistema que são os países desenvolvidos.

b) Incorreta. Seja na antiga ou na nova Divisão Internacional do Trabalho, a América Latina se destaca como grande fornecedora de produtos primários. A produção industrial é significativa no Brasil, México e Argentina, mas mesmo nesses países a exportação de produtos agropecuários ou minerais é muito relevante.

c) Correta. Desde o período colonial, os países da América Latina se especializaram  na produção de produtos de menor valor agregado quando comparados aos países de maior desenvolvimento econômico. Tal característica representou uma importante desvantagem nas trocas comerciais internacionais e era uma estratégia de se apropriar das riquezas naturais latino-americanas  garantindo o fornecimento de matérias-primas a baixo custo para as nações industrializadas.

d) Incorreta. Muitas vezes, foram introduzidos nas áreas de produção latinas produtos agrícolas estranhos às necessidades das populações tradicionais com o interesse de atender predominantemente as demandas externas. A escolha do produto a ser cultivado numa área era feito a partir de um vetor externo atrelando a área de produção à venda do produto no mercado internacional.

e) Incorreta. O texto faz alusão às desvantagens econômicas derivadas de uma inserção mais precária na DIT.  A produção de alimentos para o mercado interno não é dependente em larga escala do mercado  externo, embora haja alguns produtos que podem sofrer alguma escassez, pois a produção alimentar voltada para  o mercado interno costuma ter um papel secundário nas políticas públicas de vários países da  região.