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Questão 57 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 57

Mesopotâmia

    Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, "Khammu-rabi" (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor. O nome de Hamurabi permanece indissociavelmente ligado ao código jurídico tido como o mais remoto já descoberto: o Código de Hamurabi. O legislador babilônico consolidou a tradição jurídica, harmonizou os costumes e estendeu o direito e a lei a todos os súditos.

Disponível e: direitoshumanos.usp.br. Acesso em 12 fev. 2013 (adaptado).

Nesse contexto de organização da vida social, as leis contidas no Código citado tinham o sentido de



a)

assegurar garantias individuais aos cidadãos livres.

b)

tipificar regras referentes aos atos dignos de punição.

c)

conceder benefícios de induto aos prissioneiros de guerra.

d)

promover distribuição de terras aos desempregados urbanos.

e)

conferir prerrogativas políticas aos descendentes de estrangeiros.

Resolução

A questão aborda o Código de Hamurabi, série de leis atribuída ao rei sumério Hamurabi, que governou o Império Babilônico entre os séculos XVIII e XVII a.C. Essa série de leis regula os direitos e deveres dos súditos do império, controlando diversos grupos sociais. O código é famoso também por ser o mais antigo conjunto de leis escritas conhecido e por se basear na Lei da Talião, princípio que defende que uma falta deve ser punida na mesma proporção do dano que causou.
a) Incorreta. A noção de garantias individuais estabelecidas pela lei é uma característica do direito moderno, não sendo observável na sociedade mesopotâmia da época. Além disso, a ideia de garantias individuais pressupõe o estabelecimento de uma igualdade jurídica entre os cidadãos, o que não estava presente no Império Babilônico de Hamurabi, marcado por diferenciações socias extremas, observáveis inclusive nesse código de leis, que estabelece penas distintas de acordo com a posição social do faltoso.
b) Correta. O Código de Hamurabi lista, de maneira específica, as diferentes formas de punição para o que era considerado crime naquela sociedade, descrevendo também as ações classifcadas como faltas e, portanto, dignas de punição. Ou seja, havia a tipificação do crime e o estabelecimento de penas no texto do código. 
c) Incorreta. O foco do Código de Hamurabi não eram indultos ou benefícios, mas sim a questão das punições e do estabelecimento de regras para o funcionamento da sociedade babilônica e para o comportamento de seus súditos.
d) Incorreta. Não havia a previsão de distribuição de terras para desempregados urbanos no Código de Hamurabi. As terras, inclusive, eram propriedade do Estado, e essa ideia de distribuição de terras passa pela noção de propriedade privada, razoavelmente anacrônica nesse contexto.
e) Incorreta. Não se identifica, no Código de Hamirabi, qualquer referência a prerrogativas ou benefícios de alguma espécie concedidos a descendentes de estrangeiros.