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Questão 58 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

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Questão 58

Reforma Protestante Calvino

Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga ponto na modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a  prevalência do negócio (negar o  ócio)  veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.

ANTUNES, R. O século XX  e a era da degradação do trabalho. In. SILVA, J. P. (Org).
Por uma sociologia do século XX.  São Paulo: Annablume,  2007 (adaptado).

O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve início a partir do  surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela



a)

reforma higienista, que combateu o caráter excessivo e insalubre do trabalho fabril.

b)

reforma protestante, que expressou a importância das atividades laborais no mundo  secularizado.

c)

força do sindicalismo, que emergiu no esteio do anarquismo reivindicando direitos trabalhistas.

d)

participação das mulheres em movimentos sociais, defendendo o direito ao trabalho.

e)

visão do catolicismo, que, desde a Idade Média, defendia a dignidade do trabalho e do lucro.

Resolução

a) Incorreta. Essa mudança de mentalidade em relação ao trabalho, que é o centro do texto citado pela questão, não se relaciona a algum tipo de reforma higienista  visando melhoria nas condições de trabalho. Quando falamos em reformas higienistas, normalmente nos referimos a projetos de reforma urbana executados nos séculos XIX e XX, que viam determinados setores da sociedade - como operários pobres ou pessoas marginalizadas - como elementos indesejáveis à paisagem urbana que se desejava formar.
b) Correta. A partir do século XVI, a Reforma Protestante, principalmente a vertente relacionada à doutrina de Calvino, trouxe uma nova lógica de se encarar o trabalho, que impactou a Europa moderna e desembocou em uma forte modificação ideológica no entendimento das atividades laborais. Diferente da condenação do lucro que se manifesta em pontos da doutrina católica ao longo da Idade Média, o calvinismo enxerga o trabalho como atividade pavimentadora do caminho para o sucesso financeiro, que não é visto como falta e sim como sinal da predestinação e da salvação. Além disso, há um reforço da ideia de austeridade e um estímulo para a vida simples e focada no trabalho. Essas características de alguns protestantes fizeram com que o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), em seu estudo clássico A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1905) identificasse as raízes do capitalismo moderno, dos costumes burgueses presentes na Europa e na América e da valorização do trabalho com a doutrina protestante. 
c) Incorreta. O movimento sindical só será uma realidade a partir da Revolução Industrial, que se inicia na segunda metade do século XVIII, e ganhará mais força ao longo do século XIX. Portanto, trata-se de um contexto diferente ao da modernidade destacado pela questão, que seria o momento de surgimento de uma nova lógica em relação ao trabalho. Durante o período de atuação dos sindicalistas, essa nova lógica já funcionava a todo vapor. A alternativa também liga diretamente o sindicalismo ao anarquismo, o que não pode ser feito. Alguns sindicatos são ligados ao anarquismo e ao anarcossindicalismo, mas não é possível atribuir o surgimento do movimento sindical totalmente a essa doutrina social.
d) Incorreta. Essa mudança de perspectiva sobre o trabalho não está relacionada à luta pelo direito das mulheres ao trabalho ou sua participação em movimentos sociais. A luta pelos direitos das mulheres, seja algo relacionado ao trabalho ou a questões sociais mais amplas, ocorreu em um momento em que a lógica do trabalho moderna já atuava em sua plenitude.
e) Incorreta. A Igreja Católica medieval não defendeu, ao longo da Idade Média, a dignidade do lucro, chegando a condená-lo. A essa interpretação doutrinária da função do trabalho - que para alguns pensadores e autoridades católicas não deveria ser realizado como algo voltado para a prosperidade pessoal - se opuseram ideias como as de Calvino.