Logo ENEM

Questão 60 Enem 2020 - dia 1 - Linguagens e Ciências Humanas

Carregar prova completa Compartilhe essa resolução

Questão 60

Uso da água e impactos ambientais

TEXTO I

Rio Tiete, São Paulo (SP). Foto: Delfim Martins/Pulsar.

TEXTO II

O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não tem oxigênio suficiente para abrigar vida.

Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).

Considerando a análise dos textos, a condição atual desse rio tem como origem a



a)

valorização do sítio urbano.

b)

extinção da vegetação nativa.

c)

recepção de densa carga de dejetos.

d)

captação desordenada do regime pluvial.

e)

expansão do uso de defensivos químicos.

Resolução

a) Incorreta. A condição apresentada no texto de "qualidade da água ruim ou péssima" não favorece a valorização do sítio urbano, ou seja, do local sobre o qual a cidade foi estabelecida, o que torna a alternativa incorreta.

b) Incorreta.  Embora grande parte da vegetação nativa da Região Metropolitana de São Paulo realmente tenha sido extinta devido à intensa urbanização e industrialização, esse não é o motivo pelo qual o "rio Tietê está morto" ou sua "água não tenha oxigênio suficiente para abrigar vida", como o texto discorre.

c) Correta. A intensa poluição industrial (resíduos químicos) e doméstica (esgoto não tratado), que ocorre na Região Metropolitana de São Paulo em grande volume ao longo da maior parte do trajeto do Tietê, resulta na péssima qualidade da água do rio e na destruição de qualquer forma de vida em seu leito devido à ausência de oxigênio associada às substâncias tóxicas lançadas em suas águas. Tal realidade se iniciou no século passado e se agravou na segunda metade do século XX, o que levou esse rio, que tem sua nascente ainda relativamente preservada na região serrana de Salesópolis, a ser considerado como um "rio morto" em vários trechos ao longo da Grande São Paulo.

d) Incorreta. O regime pluvial incidente sobre a bacia do Tietê é o tropical de altitude, caracterizado por concentrar chuvas no verão, época de cheias nesse rio, com redução da pluviosidade durante o inverno. Tal fator natural não se relaciona ao problema ambiental apresentado no enunciado da questão.

e) Incorreta. A área em que se insere a bacia do Tietê é extremamente urbanizada/industrializada e não se vincula a atividades agrícolas que poderiam resultar na deposição de agrotóxicos no rio sendo que, dessa forma, a alternativa está incorreta.