Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhe parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1988.
No fragmento, Aristóteles promove uma reflexão que associa dois elementos essenciais à discussão sobre a vida em comunidade, a saber:
a) |
Ética e política, pois conduzem a eudaimonia. |
b) |
Retórica e linguagem, pois cuidam dos discursos na ágora. |
c) |
Metafísica e ontologia, pois tratam da filosofia primeira. |
d) |
Democracia e sociedade, pois se referem a relações sociais. |
e) |
Geração e corrupção, pois abarcam o campo da physis. |
Uma das obras mais conhecidas da filosofia grega é "Política", de Aristóteles. Nesse exercício um excerto dessa obra aparece e, como não poderia ser diferente, aparecem também, nele, os temas da Política e da Ética, caros ao autor e, no contexto de toda a filosofia socrática, platônica e aristotélica, dependentes um do outro, de modo que, ao tratar de política, Sócrates, Platão e Aristóteles sempre tratavam, também, de ética.
As questões relacionadas ao debate político (se tivéssemos que separar os temas, didaticamente) evidenciam-se nas considerações feitas, no texto, sobre a cidade (uma espécie de comunidade) e seu objetivo. As questões relacionadas à ética, por sua vez, evidenciam-se nas considerações feitas sobre as "ações de todos os homens", uma vez que, em última instância, o intuito principal de toda ética é responder a pergunta "que fazer?"
Vale ressaltar, ainda, que Aristóteles entendia que a vida em comunidade, vivida e organizadas nos moldes da virtude, nos levaria ao grande objetivo de todo o homem: a felicidade. Daí a expressão "eudaimonia", termo comum quando mencionamos o filósofo de Estagira.
Com tudo isso mencionado, a alternativa correta não poderia ser outra, que não a alternativa "A". Todas as outras alternativas mencionam temas que Aristóteles abordou, mas que não são mencionados no excerto e, por isso mesmo, não são objeto desse exercício.