A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.
FERES JR., J,: POGREBINSCHI, T. Teoria política contemporânea: uma introdução.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
a) |
ideal republicano de governo. |
b) |
corrente tripartite dos poderes. |
c) |
posicionamento crítico do socialismo. |
d) |
legitimidade dos absolutismo monárquico. |
e) |
entendimento do contratualismo moderno. |
a) Incorreta. Ainda que a ideia de contratualismo também tenha sido pensadores republicanos, não é possível afirmar que o texto aborde explicitamente o ideal de República em si. O principal argumento da presente reflexão é a natureza contratualista das sociedades, na qual os indivíduos aceitam mutuamente os termos e condutas sociais consideradas como apropriados para sua regulação. Tal aceitação dos termos políticos independe da estrutura política escolhida, seja ela a República ou a Monarquia, por exemplo.
b) Incorreta. O excerto não faz menções acerca da divisão tripartite de poderes num sistema político, mas sim à centralidade da cooperação e do compartilhamento dos termos e condutas sociais na formação da política contemporânea.
c) Incorreta. Não há qualquer menção a regimes socialistas no texto base, sequer às organizações econômicas das sociedades contemporâneas. A reflexão aqui fornecida analisa a natureza contratual das formações políticas e sociais, independentes de serem vinculados ao socialismo ou ao capitalismo, por exemplo.
d) Incorreta. Não há uma menção explícita ao modelo Absolutista no texto de apoio, mas sim à aceitação consentida dos termos e condutas sociais nas diferentes sociedades. Por sua vez, o Absolutismo buscava outras formas de legitimação social para além do contratualismo de seus cidadãos, se impondo através da força ou de outros argumentos filosóficos, a exemplo do "Direito Divino dos Reis", desenvolvido pelo filósofo francês Jacques Bossuet (1627 - 1704).
e) Correta. O texto da questão aborda a natureza contratualista das sociedades, ou seja, reflete sobre o reconhecimento de um dado conjunto de regras e condutas avaliadas como fundamentais para a regulação social. Esse compartilhamento de regras e condutas entre os indivíduos é compreendido como uma espécie de contrato social, na qual os cidadãos aceitam seus termos como organizadores da vida em sociedade. Tal conceito é fundamental na filosofia política moderna e contemporânea, sendo desenvolvido por pensadores como John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).